MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 9 de março de 2013

Fonte Nova é ‘entregue’ ao governo, e imprensa conhece espaços internos


Sete dos dez níveis do estádio foram apresentados pela primeira vez nesta sexta. Arena baiana será inaugurada no dia 7 de abril com um Ba-Vi

Por Eric Luis Carvalho Salvador

Após duas remarcações da data, a Arena Fonte Nova foi entregue simbolicamente ao Governo do Estado da Bahia nesta sexta-feira. O consórcio formado pelas empreiteiras OAS e Odebrecht finalizou as obras físicas da Arena (assista ao vídeo ao lado e conheça as dependências do estádio).
Com isso, a partir de agora, a Fonte Nova Participações, responsável pela administração do estádio, entra em cena para supervisionar os reparos finais e iniciar a fase de testes do estádio. A Arena será testada em três ocasiões com diferentes presenças de público e mais duas sem espectadores até o dia da inauguração, marcada para 7 de abril, com um clássico Ba-Vi.
Com a entrega, locatários dos bares, responsáveis pela decoração, mobília e outras atividades começam a trabalhar para deixar tudo pronto para o dia da estreia. Após a entrega, a imprensa teve acesso pela primeira vez ao interior do estádio. Dividida em 10 níveis, a arena baiana para as copas do Mundo e Confederações está praticamente pronta.


No nível mais alto se encontra o espaço reservado para a imprensa (seis cabines de TV, 40 mesas para rádio e 18 para internet e impresso – no modo legado. No modo Fifa, o espaço para a imprensa será ampliado). O nível 9 tem apenas máquinas e espaço para a equipe técnica. O nível abaixo tem um lounge para mídia. O sétimo nível é composto pelos camarotes. Abaixo está o nível do lounge premium. O nível cinco é composto pela área de circulação dos anéis, onde estarão os “torcedores de arquibancada” . O nível 4 é composto por vestiários e campo de jogo. Os três últimos níveis são compostos por estacionamentos.
Fonte Nova (Foto: Eric Luis Carvalho)Visão do anel central da Arena Fonte Nova mostra que está tudo quase pronto (Foto: Eric Luis Carvalho)
O tour realizado nesta sexta-feira pela imprensa na arena poderá ser feito por pessoas comuns. No entanto, as visitas só devem ser abertas depois da Copa das Confederações em junho, com cobrança de ingressos pelo passeio.
Palco de emoções, desafios diários

A entrega da Arena Fonte Nova ao governo foi motivo de comemoração pela equipe responsável pela gestão da Arena. Presidente do consórcio, Frank Alcântara, se mostrou aliviado e, ao mesmo tempo, ansioso com a estreia oficial do equipamento.

- Estou aliviado mais ou menos. Me sinto pressionado, porque tenho que fazer a inauguração e ajustar tudo para os eventos. Vencemos uma etapa. É importante, mas a Fonte Nova é um desafio diário. Um desafio de compromisso de qualidade com o cidadão baiano. Temos que divulgar os canais de ouvidoria e fazer aquilo que o governador falou, pegar aquele 1% [de propostas do público] e aprender, tentar corrigir o mais rápido possível – disse.
O diretor destacou que, apesar da conclusão das obras de construção do estádio, ainda será possível ver operários em atividade dentro do estádio. Segundo Alcântara, isso será, na verdade, uma constante.
- Ainda faltam detalhes. Faltam acabamentos, alguns forros... A maioria dos quiosques estavam fechados. O parceiro dos quiosques já está atuando para fazer as instalações. Tem que fazer o acabamento. Tem algumas salas sem mobília. Tem que testar sistema de comunicação, hidráulico, som. A gente vem fazendo isso ao longo do tempo, mas agora é a hora de fazer isso integrado. Até o dia da inauguração, teremos gente trabalhando aqui. Aliás, me arrisco a dizer que até depois do primeiro jogo, até um mês depois, e depois, com a manutenção. Sempre vai haver serviço.
O diretor do consórcio ainda ressaltou que as possíveis falhas do equipamento só serão detectadas com a arena em uso e garantiu que a Fonte Nova Participações terá um canal de interação com o torcedor.
- Estamos habilitados a usar a Fonte Nova, vamos usá-la da melhor forma possível. Tem falha que tem que ser corrigida. Tem melhoria que a gente tem que estudar. Se for ouvir todas as melhorias propostas, vai ter que ter uma triagem. Acho que, por si só, é um belo equipamento que vamos aprender a usar, e o torcedor também vai aprender junto com a gente – disse Alcântara.
Fonte Nova - dependências (Foto: Eric Luis Carvalho)Dois dos 70 camarotes já estão mobiliados
(Foto: Eric Luis Carvalho)
Todo esse aprendizado será possível a partir da inauguração, prevista para o dia 7 de abril. Mas o Ba-Vi não será o único evento que vai marcar a abertura da Arena Fonte Nova. Antes da partida, um show está previsto para abrir os trabalhos no estádio. As atrações, no entanto, ainda não estão confirmadas.
- Agora o evento muda: ele é diurno, muda a característica do evento. Nós estamos vendo as agendas dos artistas. Eu adoraria que todos confirmassem, mas a gente não fechou ainda como será o roteiro - afirmou Alcântara.
Preocupação de Jérôme Valcke, Secretário- Geral da Fifa, o sistema de telecomunicações foi citado por Frank Alcântara. Segundo ele, a Arena já está em fase de negociação avançada com uma operadora de telefonia que será a responsável pelo principal sistema comunicacional do estádio.
- Estamos em conversa com as principais operadoras de telecomunicação do país para instalações dentro da arena. Com relação aos serviços internos da arena, esse equipamento é muito moderno. Nossa arena não sobrevive sem sistemas, canais de voz e dados eficientes. Também estamos já em negociações muito avançadas para finalizar as conexões da arena com uma principal operadora que possa prover acesso a todas as outras. Estamos tranquilos dentro do cronograma, e a fase de testes vai requerer muito desse sistema, porque todo nosso sistema depende de tecnologia. A arena é muito dependente de tecnologia – disse.
Fonte Nova - banco de reservas (Foto: Eric Luis Carvalho)Quase tudo pronto: Banco de reservas já está a espera dos atletas (Foto: Eric Luis Carvalho)

Grandes shows somente a partir de julho

Segundo Frank Alcântara, a agenda apertada da Arena Fonte Nova deve ser um problema para a realização de grandes shows no estádio no primeiro semestre.  Especulado em Salvador, Paul McCartney não passará pela capital baiana desta vez. A passagem do inglês pela América do Sul em 2013 está prevista para o primeiro semestre do ano.

- Dificilmente poderemos receber um grande show nesse primeiro semestre. A agenda está muito apertada. Já ouvi até dizer que Beyoncé e Paul McCartney iam tocar aqui. Eu adoraria, mas nesse primeiro semestre nossa agenda está muito apertada. Em termos de negociação, quando aparecer uma data temos que fazer jogo a jogo com os clubes e com a Federação.

Certo mesmo são três testes com públicos entre 5 mil e 15 mil pessoas que serão feitos durante o mês de março. A Arena Fonte Nova estuda como será a captação de pessoas. Escolas e moradores da vizinhança podem ser convidados para participar dos eventos e, de quebra, conhecer o estádio por dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário