MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de março de 2013

Fortaleza celebra o Dia do Maracatu nesta segunda-feira


Celebração terá cortejo de escolas de maracatu no Centro de Fortaleza.
Data ocorre no dia da libertação dos escravos no Ceará, em 25 de março.

Do G1 CE

No maracatu, desfilam reis, rainhas, índios e capoeiristas com caracterização africana (Foto: André Teixeira/G1)Desfile de Maracatu no carnaval de Fortaleza, em 2013 (Foto: André Teixeira/G1)

Será celebrado nesta segunda-feira (25), em Fortaleza, o Dia do Maracatu. O evento será festejado com um cortejo, que terá início às 16h, com concentração no Parque da Liberdade. Em seguida, os maracatus seguem pelas ruas do Centro à Igreja do Rosário, onde ocorrerá a lavagem do entorno da igreja pelos grupos de afoxés. Às 18 horas, as rainhas dos maracatus serão coroadas.
O cortejo contará com a participação dos maracatus Nação Pici, Rei do Congo, Axé de Oxóssi, Nação Iracema, Az de Ouro, Vozes da África, Nação Fortaleza, Rei de Paus, Nação Baobab, Filhos de Iemanjá, Solar Kizomba e Rei Zumbi. Além dos maracatus, participam os grupos de afoxé Obá Sá Rewà, Oxum Odalá, Filhos de Oyá e Acabaca. O encerramento está previsto para às 19 horas.
A partir de março, todo dia 25 haverá uma programação em Fortaleza dedicada aos maracatus, com apresentações que acontecerão em diversos pontos da cidade. “Essa foi uma das formas que encontramos de tornar a tradição dos maracatus mais visível para o fortalezense ao longo do ano e de valorizar essa importante manifestação”, diz o secretário da Cultura de Fortaleza, Magela Lima.
O Dia de Maracatu em Fortaleza foi criado em 1984, por meio da lei municipal número 5.827. A data também celebra a libertação dos escravos no Ceará, em 25 de março de 1884.
Serviço
Dia do Maracatu, 25 de março
16h – Concentração no Parque da Liberdade (Cidade da Criança)
17h – Cortejo de Maracatus pelas ruas do Centro de Fortaleza
17h30 – Lavagem do entorno da Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Praça dos Leões) pelos grupos de Afoxés
19h – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário