MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 14 de março de 2013

Governo e prefeitura se reúnem, mas não decidem futuro de metrô


Jaques Wagner e ACM Neto conversaram na Governadoria, em Salvador.
Prefeitura tenta transferir linha 1 do metrô para gestão do estado.

Egi Santana Do G1 BA

Governador se reuniu com o prefeito de Salvador (Foto: Egi Santana/ G1)Governador se reuniu com o prefeito de Salvador nesta quinta-feira (Foto: Egi Santana/ G1)
O governador da Bahia, Jaques Wagner, e o prefeito de Salvador, ACM Neto, se reuniram na tarde desta quinta-feira (14) para discutir a transferência da linha 1 do metrô de Salvador para a gestão do estado. A reunião começou por volta das 17h20 e durante cerca de 1h40 as autoridades conversaram a portas fechadas para discutir a atual situação do  transporte sobre trilhos, em obras há 13 anos. No entanto, no final do encontro os representantes da administração pública informaram que os acordos ainda não foram fechados e devem ficar para a próxima semana.
O governador e o prefeito preferiram não se pronunciar ao final da reunião. A tarefa de falar sobre o que foi discutido ficou para o chefe da Casa Civil do estado, Rui Costa, e para o secretário de infraestrutura do município, José Carlos Aleluia. Eles comentaram as pendências que faltam ser negociadas.
"Nós fizemos a reunião discutindo os pontos pendentes e não houve ainda, infelizmente, um entendimento completo desses índices e nós marcamos uma nova rodada de reuniões para a semana que vem", informou Rui Costa. Ainda segundo ele, os técnicos da prefeitura e do estado se reúnem periodicamente para acertar os últimos detalhes da negociação.
Ainda segundo Costa, "a divergência está na integração do metrô com o ônibus e na tarifa a ser definida. Esse é o ponto que falta haver convergência e vamos continuar trabalhando para encontrar o ponto em comum". Rui Costa disse que ainda nao há previsão de quanto irá ser cobrado pela integração dos sistemas de transportes. "Estamos conversando para chegar a um valor que viabilize o transporte de ônibus e o transporte de metrô", disse.
Proposta
A proposta da gestão municipal é que a linha 1, trecho de 6 km já concluído porém ainda inoperante, e que liga as estações da Lapa à Rótula do Abacaxi, passe a ser administrada pelo governo do estado, que já tinha a responsabilidade pela linha 2, que ligará a estação do Bonocô até o município de Lauro de Freitas, na região metropolitana. O metrô de Salvador começou a ser construído no ano 2000 e deveria ter ficado pronto em 2003. Além disso, o sistema de trens do subúrbio também passaria a ser gerido pelo estado.
Transporte está em bras há 13 anos (Foto: German Maldonado/TV Bahia)Transporte está em bras há 13 anos (Foto: German
Maldonado/TV Bahia)
O secretario de Infraestrutura, José Carlos Aleluia, disse que "foi uma reunião onde ficou muito claro que, tanto o prefeito, quanto o governador, ambos, têm dado firme orientação para que os secretários e técnicos busquem o entendimento. O que fica claro é que há um firme objetivo da prefeitura de transferir o metrô e um firme objetivo do governador de recepcionar e integrar os sitemas. O objetivo é melhorar a mobilidade das pessoas de Salvador, porque não é possível que Salvador tenha dado prioridade exclusiva ao transporte individual. E isso foi dito na reunião", pontuou.
Além do governador, do prefeito, do chefe da Casa Civil do estado e do secretario de infraestrutura do município, participaram da reunião Albérico Mascarenhas, chefe da Casa Civil da prefeitura e Bruno Dauster, técnico da Casa Civil estadual.
A linha 1 do metrô, que tem apenas 6 km concluídos, tinha previsão para entrar em operação em junho de 2012, mas continua parada. O Governo do Estado apresentou o projeto de uma segunda linha, que ligaria o centro da cidade à região do aeroporto. A primeira linha está sob responsabilidade da prefeitura e deve ser repassada para a gestão estadual, o que poderá ocorrer na próxima semana.
Rui Costa ainda pontuou que, assim que se o repasse da linha 1 for negociado, o estado irá preparar e apresentar um cronograma de obras e conclusões.
Situação do  transporte sobre trilhos foi discutida em reunião (Foto: German Maldonado/TV Bahia)Situação do transporte sobre trilhos foi discutida em reunião (Foto: German Maldonado/TV Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário