MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 15 de março de 2013

Homem sem identidade abandonado em hospital completa um ano no local


Vídeo mostra dois homens deixando o paciente em Joinville, Norte de SC.
Perito precisa comprovar se ele possui problemas psicológicos.

Do G1 SC, com informações da RBS TV

Nesta sexta-feira (15), um homem sem identidade confirmada completou um ano internado em um leito do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, Norte de Santa Catarina. Em 2012, ele foi abandonado por dois homens no estabelecimento. Há mais de seis meses a direção do hospital tentou resolver a questão e a Justiça determinou que um perito vá ao hospital e avalie as condições do paciente. Porém, até esta sexta (15), ninguém havia feito a visita.
O homem é cuidado pelas enfermeiras do hospital. De acordo com uma delas, Izolete Grigolo, ele depende dessas profissionais para se alimentar e para higiene pessoal. Além disso, ele não fala. "Como nós não entendemos a linguagem dele, a gente criou um vínculo através de gestos e interpretação da face dele", explicou.

Como a identidade dele não é confirmada, as enfermeiras o chamam de Ni. Ele perdeu parte dos movimentos do lado esquerdo do corpo. No hospital, há suspeita de que ele tenha sofrido um acidente vascular cerebral.
Câmeras de segurança do hospital mostraram o momento em que ele foi abandonado por dois homens (assista ao vídeo). A identidade deles já foi descoberta e eles alegaram fazer parte de uma comunidade terapêutica em Barra Velha, também no Norte do estado, e que não possuíam condições de cuidar de uma pessoa como Ni.
Segundo o diretor do Hospital Regional, Renato Castro, o paciente ocupa um leito que está em falta na unidade. Há mais de seis meses, a direção tenta resolver judicialmente a questão. Segundo o diretor, a Justiça determinou que um perito avaliasse o caso do paciente, mas ninguém apareceu para realizar a avaliação até esta sexta (15).
Para a secretária de Assistência Social, Tânia Eberhardt, "a questão particular desse paciente é saber se ele é um paciente psiquiátrico ou não". Ela explicou que, caso ele tenha apenas uma deficiência física, será encaminhado a um determinado local e, se tiver também problemas psiquiátricos, deverá ser levado para outro. Ni será encaminhado para fora de Joinville, já que a cidade não possui local para cuidar desse tipo de paciente, tenha ele problemas psiquiátricos ou não.
Tânia Eberhardt também informou que a Secretaria apurou que a unidade terapêutica de onde Ni foi retirado em Barra Velha tinha problemas junto à Vigilância Sanitária e não poderia voltar a funcionar. Essas informações foram obtidas enquanto a direção do hospital planejava que o paciente tivesse alta para retornar ao local de origem. Agora, a Secretaria está procurando mais informações para saber se a instituição de Barra Velha continua em funcionamento.
Por último, a secretária também informou que entrou em contato com o diretor do hospital, Renato Castro, para tentar providenciar a visita do perito o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário