MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de março de 2013

Ilha de Alcatraz celebra 50 anos de fechamento de prisão; veja fotos


Chamada de 'A Rocha', penitenciária abrigou bandidos como Al Capone.
Local é uma das atrações turísticas mais visitadas de San Francisco.

Do G1, em São Paulo

Visitante tira foto na prisão de Alcatraz, em San Francisco (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)Visitante tira foto na prisão de Alcatraz, em San Francisco (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
A Ilha de Alcatraz, em San Francisco, está com uma programação especial para comemorar um marco: os 50 anos do fechamento da famosa prisão de segurança máxima que funcionou no local de 1934 a 1963.
Na quinta-feira (21), foi aberta uma exposição com fotos que registram a penitenciária federal em 21 de março de 1963, dia em que ela fechou as portas definitivamente. As imagens foram feitas para a revista “Life” pelo fotógrafo Leigh Wiener.
A prisão de Alcatraz, em San Francisco (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)Vista da ilha do barco que leva até o local
(Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
As fotos não publicadas na época ficaram guardadas durante décadas até que foram descobertas pelo filho do fotógrafo, 45 anos depois.
Ampliações de 27 dessas imagens inéditas estarão expostas até junho deste ano na prisão, que hoje é uma das atrações turísticas mais visitadas de San Francisco.
Ainda para celebrar a data, o Serviço Nacional de Parques dos EUA, que administra Alcatraz, convidou ex-guardas da antiga penitenciária para contarem suas histórias aos turistas que visitaram o lugar na quinta-feira.
A exposição de fotografias segue até junho de 2013. Mais informações podem ser vistas no site oficial de Alcatraz.
A prisão de Alcatraz, em San Francisco (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)Turistas passam por corredor da penitenciária de segurança máxima (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
'A Rocha'
Conhecida como “A Rocha”, a prisão de Alcatraz abrigou os bandidos mais perigosos dos Estados Unidos. O mais famoso deles foi o mafioso Al Capone.
O ex-guarda Jim Albright visita a prisão de Alcatraz, em San Francisco (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)O ex-guarda Jim Albright, ao lado de foto de 50 anos
atrás em que ele aparece
(Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
A alcunha de penitenciária modelo, da qual seria impossível sair, não impediu, porém, algumas tentativas de fuga.
A maioria dos detentos que conseguiram sair da edificação foram recapturados, com exceção de cinco deles, que nunca foram encontrados e passaram a ser considerados desaparecidos.
A penitenciária também foi retratada diversas vezes por Hollywwod. Os filmes “Fuga de Alcatraz” (1979), protagonizado por Clint Eastwood, e  “A Rocha” (1996), com Nicholas Cage e Sean Connery, são dois dos mais conhecidos.
Hoje, os turistas que vão à ilha podem fazer tours temáticos guiados, com temas como "Escapadas", "História Militar" e "História Natural". Os visitantes também recebem audioguias, caso prefiram percorrer o local no seu ritmo.
A visita completa à ilha costuma durar de duas a três horas. Veja a seguir algumas fotos do dia da abertura da exposição.
Turistas na prisão de Alcatraz, em San Francisco (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)Turistas ouvem informações sobre a prisão (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
Quarto médico da prisão de Alcatraz, em San Francisco (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)Uma das antigas celas da prisão; todas eram individuais, para evitar contato entre os detentos (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
A prisão de Alcatraz, em San Francisco (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)Turista registra uma das fotografias da exposição (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
Enfermaria da prisão de Alcatraz, em San Francisco (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)A antiga enfermaria da penitenciária (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
A prisão de Alcatraz, em San Francisco (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)A entrada do prédio (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
A prisão de Alcatraz, em San Francisco (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)A prisão de Alcatraz, em San Francisco (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
A prisão de Alcatraz, em San Francisco (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)Turista passa por corredor de celas (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
A prisão de Alcatraz, em San Francisco (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)A  prisão fica em uma ilha (Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário