MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de março de 2013

Lei Seca, ficha limpa... Brasil, País atolado nas suas próprias leis!


No aeroporto Internacional de Salvador, um oficial americano, 70 anos, herói de guerra, dirige-se a alfândega. Ele perdeu uma perna em combate na Segunda Guerra Mundial lutando contra o mal, os nazistas! Porém, é barrado e mandado de volta para casa. Motivo alegado pelas autoridades: o estrangeiro não pode entrar porque é mutilado e tem mais de 60 anos. O absurdo está previsto na legislação brasileira. É o exemplo esdrúxulo de um cipoal que confunde juízes, advogados e qualquer cidadão brasileiro. Esta é apenas uma das mais de 181 mil   leis, normas legais brasileiras!
Um juiz brasileiro disse: “Dá-me os fatos e te darei as leis”. De 2000 a 2010, criou-se no Brasil mais de 75 mil leis, só federal e estadual, porque existem milhares municipais!... Ou seja, em 10 anos criaram-se 18 leis por dia! Absurdo! Neste ritmo já estamos próximo das 200 mil leis! Percebe-se, portanto, que o que é feito para contribuir, de fato, só serviu para agravar os problemas do Judiciário do Brasil.
Em 15 de janeiro de 2013, eu e minha esposa fizemos 31 anos de casados. Festa para os dias atuais! Disse ela: – Mor, vamos sair pra jantar, hoje é um dia muito especial. – Lógico, finalizaremos a noite no motel - respondi com gaiatice. Ela ficou radiante. Sorridente, pensei logo tomar um vinhozinho pra esquentar as turbinas. - Também quero - disse ela. - Tá mal intencionada, né mocinha? Indaguei com semblante safado. Ela sorriu maliciosamente. – Vamos a um restaurante legal, tá? Claro - confirmei. – Vixe!... Retrucou-a. – O que foi? Perguntei assustado. - A Lei Seca. Não podemos sair da Pituba, um de nós podemos ser “presos”, já pensou?! – Verdade. Rebati chateado, minha noite de euforia esfriou. De táxi pro motel! Tô fora - pensei. – Tem nada não, jantamos aqui pertinho e depois voltamos pra casa - disse ela acomodando-se. Minha mulher é ótima, conforma-se com tudo. Eu não.
Tenho uma filha casada que mora em Madri, Espanha. Quando estamos lá, saímos de carro ou não, para passear, jantar, conversar, rir e beber. O “problema” é que lá não tem problemas, porque os “sintomas” que podem gerar um “problema” já foram resolvidos há anos. Ou seja, a população é educada em casa, instruída na escola, conscientizado por governos descentes, competentes, éticos, atendendo a sua população com toda infraestrutura em transportes, como metrô, trans, ônibus, bons táxis, e o mais importante: segurança para sair e chegar em paz em casa há qualquer hora do dia ou da noite! Por isso o sábio diz que país rico não é aquele que o pobre tem caro, mas, aquele que o rico anda de transporte público.
Paulo Maluf se sair do Brasil é preso! No Brasil, onde infringiu as leis, conspiração, fraude e roubalheira, é deputado federal, goza de prestígios e mordomias! Goleiro Bruno, condenado há 22 anos por homicídio, ocultação de cadáver, sequestro e cárcere privado, cumprirá pena de no máximo seis anos. Políticos e empresários corruptos do mensalão, condenados a prisão pelo STF, Superior Tribunal Federal, continuam soltos à espera disso e daquilo. Ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, chamou de um sistema penal frouxo, caótico e pró-impunidade, boa parte dos condenados não deverá ficar muito tempo na cadeia, concluiu. São apenas alguns casos para ilustração.
Afinal, o que está errado? Apesar de sermos o país com o maior número de leis no mundo, somos conhecidos com um “país sem lei”. Por quê? Porque, infelizmente, quem faz as leis teme que o veneno aplicado aos foras da lei recaia sobre si.  Daí, a aplicabilidade das leis serem tão falhas, frouxas, brandas. Quem são os mais beneficiados? Eles, os maus e corruptos políticos, por extensão, beneficiam outros bandidos, criminosos, ladrões, assassinos de todo “Brasilzão”! Nós, população descente, trabalhadora, ética, pagamos o pato! Simples. Portanto, a culpa é nossa, pois, além de não nos preocuparmos realmente com quem faz as leis, pioramos quando deixamos de cumprir muitas delas. 
No Brasil, pela constituição, todos nós temos o direito à educação, moradia, trabalho, saúde, boas estradas, higiene, transporte... De fato, o que temos? Quando uma criança morre na seca, chuva, desnutrida, um idoso falece no leito de um hospital, acidentes que matam em estradas malconservadas, evidencia que a corrupção é uma das mais amplas formas de violação dos Direitos Humanos!...
Na verdade, sinto-me cada dia mais refém das mazelas, desgraças, imperfeições do meu próprio País. Somos vítimas de balas perdidas, ladrões, pivetes que roubam e matam, estrupadores que defloram, seca e chuva que matam, prédios desabam, pegam fogo, motoristas irresponsáveis que atropelam, aleijam e matam; só assassinatos e estradas perigosíssimas matam mais de 100 milhões de brasileiros por ano, verdadeiro caos! O governo não sabe de nada, tampouco vê, apenas culpa alguém, empresário é sua presa favorita, jamais o prefeito, governador, corpo de bombeiro, deputados, senadores!...
Não sou só a favor das leis, exijo-as. Precisamos de segurança, tranquilidade, paz, justiça! Estamos vivendo num país do medo! Reféns de bairros, recluso em condomínios e prédios! Alia-se a isso tudo, o receio de ser indagado por uma viatura para saber se bebemos. Não posso concordar com isso! Não admito ser tratado como bandido, por que não sou! Assim que penso. Não aceito ser parado na rua e ‘enfiem’ um aparelho na minha boca para saber se tomei uma, duas taças de vinho com minha mulher no dia que comemoro 31 anos de casado, principalmente com a terminologia agressiva de “Tolerância Zero”. Nenhum país desenvolvido, quem sabe do mundo, utiliza método tão rudimentar! Existem formas para se controlar, podar, evitar as irresponsabilidades dos irresponsáveis! Conscientização à população, motoristas, fiscalização e monitorização com câmaras nas vias públicas e estradas, policiais capacitados, e pena rígida para o infrator quando for o caso. Cinto de segurança é um excelente exemplo, pois, 10, 15 anos atrás ninguém usava, hoje, a maioria dos brasileiros não dirige sem eles.
Na verdade, “Tolerância Zero” é o que devemos exigir dos corruptos e maus políticos que residem em Brasília, estados e municípios brasileiros. De fato, eles é que deveriam antes de entrarem no Congresso, Senado Federal, câmaras serem barrados para avaliação do teor de desonestidade, ladroagem, corrupção que cada um carrega no corpo sujo, coração frio, alma envenenada, caráter contaminado!   


Sérgio Belleza é autor dos livros, Caminhado com Walkyria e    Ascensão e Queda de um Império Econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário