MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 31 de março de 2013

Leitor sugere 'passeio macabro' em Paris: as catacumbas da cidade


Outra dica da semana é uma reserva natural no interior do Ceará.
Mande também você a sua sugestão de viagem fora do usual.

Gabriel Castaldini e Robbyson Melo Internautas pelo Brasil

As catacumbas de Paris comportam os restos mortais de 6 milhões de pessoas (Foto: Gabriel Castaldini/VC no G1)As catacumbas de Paris comportam os restos mortais de 6 milhões de pessoas (Foto: Gabriel Castaldini/VC no G1)
Paris, cidade luz? Capital mundial do romance? Isso quase todo turista sabe e muitos viajam para lá só com a ideia de entrar nesse clima. Mas os que querem fugir dos clichês - e são mais destemidos - têm como opção conhecer as catacumbas da capital francesa.
E isso não é nenhuma metáfora. Como explica o leitor Gabriel Castaldini, que dá a dica do passeio, "de fato é preciso uma generosa dose de curiosidade e de coragem para visitar as 'Catacombes'. É uma série de galerias subterrâneas que ostentam um horripilante e gigantesco ossuário, cuja organização iniciou-se em 1785".
A razão para sua criação foi sanitária. O Cemitério dos Inocentes, que estava em uso havia dez séculos, era alvo constante de reclamações da população que vivia nas cercanias por causa de um surto infeccioso. Estima-se que estejam lá os despojos de 6 milhões de parisienses.
"A visita pode ser uma das mais interessantes e inusitadas que você fará em toda a sua vida. Como se não bastasse o número de despojos para causar arrepios, os corredores e paredes são enfeitados... com crânios e outros ossos. São corações de caveira, mensagens cujas letras são formadas de ossos, esculturas e mosaicos de esqueletos etc. Tudo organizado de maneira bastante artística e em um ambiente escuro, úmido e extremamente silencioso, o que nos faz esquecer que estamos debaixo de uma metrópole", conta o leitor.
As catacumbas ficam na Avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy, 1 (estação de metrô Denfert-Rochereau; linhas de ônibus 38 e 68).
Participe você também. Mande uma foto e diga por que o seu destino não tão visitado é especial para merecer uma viagem. Para enviar a sua colaboração, use a ferramenta do VC no G1. Você também pode indicar um passeio ou local menos óbvio de cidades campeãs da preferência, como Paris, Nova York e Buenos Aires - ou seja, "recomendo visitar a torre Eiffel" não vai entrar na nossa seleção.

Reserva natural Pedra da Andorinha, localizada na região de Sobral, interior do Ceará (Foto: Robbyson Melo)Reserva natural Pedra da Andorinha, localizada na região de Sobral, interior do Ceará (Foto: Robbyson Melo)



Transformado em 2010 em unidade de conservação de proteção integral, o Refúgio Pedra da Andorinha, na região da cidade cearense de Sobral (a 235 km de Fortaleza), mantém intacto o bioma caatinga e é um belo exemplo de um dos tipos de vegetação mais característicos do nordeste brasileiro.
Um dos motivos para o projeto de preservação ter se tornado realidade são as próprias andorinhas que dão nome ao local. Durante sua rota migratória elas se abrigam na pedra.
Quem dá a dica é o leitor Robbyson Melo, biólogo de Pernambuco, que visitou a pedra em abril do ano passado. "Não precisa pagar nada para entrar na reserva, apenas é necessário de uma autorização junto ao órgão que gerencia a reserva que é a Autarquia Municipal do Meio Ambiente de Sobral", explica.
"O local mais próximo para hospedagem, fica em pousadas na própria comunidade onde fica a reserva, em Taperuaba, distrito de Sobral". Robbyson explica que na localidade também se encontram piscinas de águas termais; inscrições rupestres de antepassados e depósitos fossilíferos, onde foram encontrado fósseis de animais mamíferos gigantes, além de uma rocha conhecida como Pedra do Sino, devido ao som emitido por ela ao entrar em contato com outro objeto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário