MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 9 de março de 2013

Leitor vai à África e admira dunas vermelhas e manadas de elefantes


Médico destaca passagens pela Namíbia como ponto alto da viagem.
Veja também praia no Peru, museu em Fortaleza e praia no RJ.

Internautas pelo Brasil

Zebras em Etosha, parque nacional da Namíbia, no sul da África (Foto: Marcelo Fabricio/VC no G1)Zebras em Etosha, parque nacional da Namíbia, no sul da África (Foto: Marcelo Fabricio/VC no G1)
O médico Marcelo Fabricio, de 56 anos, fez um roteiro diferente de viagem em julho de 2012. Acompanhado de sua filha Eduarda, partiu do Rio de Janeiro para Joanesburgo, na África do Sul, e depois seguiu viagem para conhecer pontos turísticos da Namíbia, Botsuana e Zimbábue por 17 dias. O pacote de viagem foi arranjado com uma empresa de turísmo da Namíbia e tudo acertado pela internet. “Comprei as passagens, paguei o pacote e fui”, diz. No total, o leitor passou por 10 localidades nos quatro países.
A primeira parada foi em Etosha, um parque nacional onde a fauna da África pode ser observada. “O tamanho dele é cerca de um terço do território do estado do Rio de Janeiro. Andamos mais de 260 km por ele”, afirma o leitor. Ficaram hospedados em alojamentos no início da área preservada por 3 dias.
Em julho, é a época de seca no país e os animais, em busca de alimento e água, vão para os “Water Holes”, ou buracos d’água. “Perto de nossos chalés, tinha um desses ‘water holes’ e uma pequena cerca nos separando os animais. Podíamos observá-los no amanhecer e durante a noite”. A interação com a natureza é tão grande que o leitor “recebeu” a visita de um Kudu, uma espécie de antílope, na porta de seu quarto. “Pena que não consegui pegar a câmera a tempo”, lamenta.
Depois pai e filha seguiram para Soussusvlei, uma outra reserva natural, que guarda os segredos das Dunas Vermelhas. O leitor explica que elas têm essa coloração por conta da alta concentração de óxido de ferro. “Se você chegar perto com um imã, consegue atrair os grãos”, afirma.
Marcelo se encantou particularmente com a Duna 45 (veja galeria de fotos), a maior do parque. “Tivemos o prazer de ficar horas observando as inúmeras variações de situações nesse deserto - vento, calor, abafamento, frio, até algumas gotas de chuva, que ao tocarem o solo só deixaram seus rastros”, relata.
Outras paradas da família pela África foram Swakopmund, uma cidade de 45 mil habitantes; Cape Cross, centro de observação de leões marinhos; Damaraland; rio Ocavango, que desemboca no deserto de Botswana; o Parque Nacional do Rio Chobi, onde observaram os elefantes; e terminaram o tour pelas Cataratas Vitória, no Zimbábue.
Depois do tour, Marcelo e a filha retornaram para a África do Sul e seguiram para Cidade do Cabo, onde passearam por mais 3 dias antes de voltar ao Rio de Janeiro. O médico afirma que a viagem valeu a pena. “A infraestrutura é boa, segura, não tive problemas. Recomendo, porque o pacote turístico fica muito mais barato do que viajar para a Europa ou Estados Unidos. Em junho, estou indo de novo para a África com a minha esposa, só que agora vou visitar um amigo em Maputo, em Moçambique e a África do Sul”, afirma.
Participe você também. Mande uma foto e diga por que o seu destino não tão visitado é especial para merecer uma viagem. Para enviar a sua colaboração, use a ferramenta do VC no G1. Você também pode indicar um passeio ou local menos óbvio de cidades campeãs da preferência, como Paris, Nova York e Buenos Aires - ou seja, "recomendo visitar a torre Eiffel" não vai entrar na nossa seleção das melhores sugestões.
Veja outras dicas dos leitores do G1:
Punta Hermosa está localizado 42 km ao sul do centro da cidade de Lima (Foto: Barbara Becker/VC no G1)Punta Hermosa está localizado 42 km ao sul do centro da cidade de Lima (Foto: Barbara Becker/VC no G1)
A fotógrafa Barbara Becker viajou para Punta Hermosa, cidade localizada ao sul de Lima, no Peru, entre 1º e 8 de fevereiro deste ano, e recomenda o ponto para quem gosta de surfar e praias, mas não querem esperar uma determinada época do ano para viajar. “Lá é uma 'maquininha', todas as praias têm onda o ano todo”.
Segundo Becker, a cidade em si não possui uma infraestrutura de fazer inveja – “não tem loja, não tem shopping” – então a solução é ficar perto do mar. “As casas à beira da praia são coisa de Hollywood, dá vontade de morar lá. É engraçado porque o lugar é bem pobre, mas as casas são grandes”, comenta.
Outro destaque de Punta Hermosa é o preço das passagens e das hospedagens, bastante acessíveis se comprados com antecedência, e o tempo de viagem – cerca de cinco horas e meia. Mas a leitora do G1 ressalta que, para comer, a história é um pouco diferente. “Os preços são parecidos com os daqui”.

Ilha do Francês, em Arraial do Cabo (Foto: Quitéria Barbosa da Silva/VC no G1)Ilha do Francês, em Arraial do Cabo (Foto: Quitéria
Barbosa da Silva/VC no G1)
A empresária Quitéria Barbosa da Silva, de 41 anos e moradora de São Paulo, foi ao Rio e deu uma esticada até Cabo Frio e Arraial do Cabo neste último carnaval. Ela destaca esta última cidade, distante 140 km da capital do estado.
Como não é muito fã da folia, ela considerou perfeita a calmaria nas belas praias da cidade da localidade para aproveitar o feriado.
Pela transparência das águas em algumas de suas praias, Arraial do Cabo é também bastante procurada por mergulhadores. O belo cenário da imagem ao lado é a Ilha do Francês, no começo da estrada do Pontal, onde há uma posição bastante privilegiada para admirar o pôr-do-sol. Há também grutas, fendas e outras belas formações geológicas na cidade como atração.

Máquinas de escrever do Museu da Escrita, em Fortaleza (Foto: Bruna Kesia Guimarães Alves/VC no G1)Máquinas de escrever do Museu da Escrita, em
Fortaleza (Foto: Bruna Guimarães Alves/VC no G1)
Bruna Kesia Guimarães Alves, de Fortaleza, chama atenção para uma atração em sua cidade que vai além das praias e da orla: o Museu da Escrita, inaugurado em novembro de 2012.  A leitora do G1, de 19 anos, é frequentadora assídua e gosta principalmente da coleção que mostra a evolução das máquinas de escrever. Também há canetas-tinteiro e Bíblias antigas. Veja a localização e mais informações sobre o Museu da Escrita em www.museudaescrita.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário