MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 11 de março de 2013

Mecânico da capital eleito vereador, continua trabalhando em oficina


Jorge Góes tenta conciliar a profissão, com a carreira de parlamentar.
O mecânico diz que um de seus diferenciais é a sua honestidade.

Yuri Marcel Do G1 AC

Vereador mecânico (Foto: Yuri Maciel/G1)Um dos sonhos do vereador é transformar sua oficina em um centro de formação para mecânicos
(Foto: Yuri Marcel/G1)
Quem vê Jorge de Góes Silva (46) sujo de graxa, ocupado com o conserto de automóveis em sua oficina mecânica, localizada no bairro Seis de Agosto, em Rio Branco (AC), talvez não desconfie que esteja diante de uma autoridade. Jorge, ou melhor Rabelo Góes (PSDB) é vereador da capital e foi eleito para seu primeiro mandato, com 1.137 votos, nas eleições municipais de 2012.

Registrado como Jorge, ele prefere ser chamado de Rabelo e explica a situação. "Nasci no seringal e fui batizado como Rabelo. Só que há 30 anos, demorava muito para tirar o registro e quando a prima do meu pai, que trabalhava no cartório, foi fazer o registro, achou esse nome muito feio, aí mudou para Jorge, mas sempre mantive o Rabelo porque só acredito no batismo", conta.

A trajetória de Góes começou aos 14 anos quando fez um curso de torneiro mecânico no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). "Não havia mercado de trabalho em Rio Branco para a profissão e acabei indo trabalhar como ajudante de mecânico", disse.
Depois veio a oficina que ele construiu em 97 em um terreno que pertencia a sua mãe. "Essa oficina é minha vida, onde construí tudo que tenho hoje, minha identidade, minha velhice. Aqui construí algo que muita gente não vai conseguir", diz o vereador, ressaltando que seu diferencial é tratar os clientes com simplicidade e de forma igual.

Quis me canditar porque sou honesto e não corrupto"
Rabelo Góes, vereador e mecânico
Política
O interesse do mecânico pela política começou em 2000 durante as eleições municipais daquele ano. Ele conta que havia saído para votar quando viu a movimentação de pessoas envolvidas em fazer campanha para seus candidatos.

"Vi aquela movimentação do povo na rua e me senti motivado. Quando cheguei em casa falei para minha esposa que ia me candidatar, ela começou a rir, não sei se ria ou chorava e disse que eu estava ficando doido. Lembro que ela sempre falava que político é tudo corrupto e eu disse, por isso mesmo que vou me candidatar, porque não sou desonesto nem corrupto", explica.
Depois de eleito, a dificuldade do vereador agora é conciliar a vida parlamentar com o trabalho na oficina. "Como é o primeiro mês de parlamento a gente está fazendo planejamento, montei um gabinete e vou começar a agendar meus serviços", fala.

Ele diz ainda que os clientes têm sentido a diferença. "Já tenho uma clientela formada, esse pessoal está sentindo uma dificuldade muito grande pela minha ausência", ressalta.
Cliente de Góes há dois anos, o tenente do Exército, Bruno Coelho apoia a nova carreira de seu mecânico. "Eu conhecia o trabalho dele e sei que é uma pessoa de confiança, que trabalha bem na oficina e também vai fazer um bom trabalho na Câmara", disse.

Escola Preparatória
O mecânico diz ainda que mesmo conseguindo ser eleito vereador, tem outros projetos. Entre eles, o de transformar sua oficina em um centro de formação para mecânicos.

"Quero criar um centro de formação itinerante e para isso, vou buscar parcerias com entidades que queiram colaborar. Eu vim do Senai e sempre o vi como uma alternativa. Todo ano se formam várias turmas de advogados e essas pessoas não têm mercado de trabalho.  As profissões alternativas desde mecânico, ao pedreiro e o eletricista, que são uma saída para os jovens, têm uma deficiência muito grande de profissionais", relata.

Na vida política ele ainda pretende se eleger deputado estadual. Os planos porém, não param por aí e ele planeja grandes feitos para os três filhos. "Um dia, um desses três ainda vai governar o Estado", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário