MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 15 de março de 2013

Na BA, cresce o prejuízo nas lavouras de algodão por ataque de lagarta


Muitos produtores não estão conseguindo mais controlar a praga.
Em algumas propriedades, a saída encontrada foi destruir tudo.

Do Globo Rural

No oeste da Bahia, em Barreiras, região mais afetada pela lagarta helicoverpa, as perdas devem passar de um R$ 1 bilhão, conforme alerta a Abrapa, Associação Brasileira dos Produtores de Algodão.
Na fazenda de João Carlos Jacobsen foram plantados 800 hectares da cultura e a perda chega a 20%. "Alguns produtores perderam o controle total e a única coisa que restou foi destruir a lavoura para a lagarta não ficar multiplicando", diz.

A eficácia dos defensivos usados atualmente não chega a metade do que é necessário ao combate da helicoverpa. Os produtores pediram liberação emergencial para fabricação de um inseticida que pode ajudar.
O produto chama-se benzoato de emamectina. Na quinta-feira (14), o Ministério da Agricultura anunciou a liberação de cinco produtos, mas este não está na lista, apenas três inseticidas e dois produtos biológicos.
Cósam Coutinho, diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, fala sobre a possibilidade de aprovação do agrotóxico que seria eficaz. Confira a entrevista no vídeo com a reportagem completa.
Em nota, a Secretaria de Agricultura da Bahia informa que o pedido do registro do benzoato de emamectina está nas mãos do comitê técnico de assessoramento para agrotóxicos e que ainda aguarda liberação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário