MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 12 de março de 2013

Nova geração da BMW R 1200 GS chega ao Brasil em abril

Moto mais vendida da empresa no mundo ganhou novo motor de 125 cv.
Com visual revisto, modelo recebeu suspensão eletrônica semiativa.

Do G1, em São Paulo

BMW R 1200 GS 2013 (Foto: Divulgação)BMW R 1200 GS 2013 (Foto: Divulgação)
Principal moto da BMW, a R 1200 GS terá sua nova geração no Brasil a partir de abril, informou a empresa nesta terça-feira (12) ao G1. O modelo mais vendido da fabricante alemã no mundo passou por profundas mudanças em seu conjunto, que fez estreia no Salão de Colônia 2012, na Alemanha. A empresa ainda não divulgou dados de preço da moto aventureira, nem com quais configurações a moto será vendida no país, mas a rede de concessionárias já está passando por treinamentos para atender aos clientes.
Na Europa, a moto começou a ser vendida em março, com preço partindo de 14.100 euros na Alemanha. O pacote top de linha, que inclui nova suspensão semiativa com ajuste eletrônico e controle de estabilidade, custa 16.100 euros - os freios ABS são de série. O novo motor passa a contar com misto de refrigeração líquida e a ar; agora tem 125 cavalos de potência e 12,74 kgfm de torque. A versão anterior tinha 110 cavalos de potência e 12,23 kgfm de torque, com preço a partir de R$ 70.900.
Este aumento de potência leva a GS a ficar mais próxima, neste quesito, em relação às rivais mais novas: Ducati Multistrada e KTM 1190 Adventure - ainda não presentes no país. Outras concorrentes são Triumph Tiger Explorer, Yamaha Super Ténéré, Kawasaki Versys 1000 e Honda VFR 1200X Crosstourer - todas já disponíveis no país.
Salão de Colônia; Alemanha; 2012; motos; lançamentos; Peugeot; Metropolis 400i; Kawasaki; Z800; BMW; R 1200 GS (Foto: Divulgação)Modelo fez estreia no Salão de Colônia
2012, na Alemanha (Foto: Divulgação)
De acordo com a marca, a R 1200 GS possui dois pequenos radiadores, que estão integrados às carenagens, juntando-se ao sistema que já tinha injeção eletrônica. Apesar de manter a tradicional disposição boxer - com cilindros opostos - e mesma cilindrada (1.170 cm³), o propulsor foi redesenhado. O câmbio é de seis marchas.

Suspensões semi-ativas
O sistema de amortecimento foi recalibrado e passam a contar com sistema semiativo eletrônico - no modelo anterior a suspensão era somente eletrônica. Segundo a empresa, sensores captam o tipo de terreno e modo de utilização da motocicleta e automaticamente adaptam os amortecedores para o melhor tipo de uso. A regulagem é feita por meio de válvulas controladas eletronicamente.

Seu chassi também é totalmente novo e conta com nova estrutura tubular de aço, que deixou o conjunto mais rígido, informa a BMW. O peso seco total da moto (com ABS) é 238 kg e a distância do solo aumentou 8 mm. A transmissão secundária continua feita por eixo cardã, transmitindo robustez, porém, ele agora está fixado do lado esquerdo da moto - antes ficava do lado direito.
BMW R 1200 GS (Foto: Divulgação)BMW R 1200 GS (Foto: Divulgação)
Modos de condução
A nova R 1200 GS traz muita eletrônica embarcada. Além da suspensão eletrônica, tem freios ABS, controle de tração e acelerador eletrônico. Como opcional, o modelo tem cinco modos de condução: Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro.

Dependendo do padrão escolhido, os sistemas eletrônicos de segurança e a injeção eletrônica funcionam com maior ou menor esportividade.
O Sistema de freios, produzido pela marca Brembo, foi revisado, assim como o ABS - de série na moto.
BMW R 1200 GS (Foto: Divulgação)BMW R 1200 GS (Foto: Divulgação)
Painel da BMW R 1200 GS (Foto: Divulgação)Painel da BMW R 1200 GS (Foto: Divulgação)
BMW R 1200 GS (Foto: Divulgação)BMW R 1200 GS (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário