MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 14 de março de 2013

Pacientes aguardam meses na fila do PAM Salgadinho em Maceió


Exames de raio-x e mamografia não estão sendo realizados.
O laboratório também não está funcionando.

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

A funcionária pública Cícera Maria da Conceição chora ao contar a peregrinação em busca de uma consulta com o médico mastologista. São cinco meses tentando atendimento no PAM Salgadinho, um dos postos de saúde mais procurados de Maceió. Ela diz que pagou um exame na rede particular e espera uma consulta para saber o resultado. Hoje, saiu de casa às 4h da manhã e mais uma vez não conseguiu ficha para ser atendida.
Aos 67 anos, Terezinha Gonçalves também enfrenta dificuldades no PAM Salgadinho. Ela tem problema no coração e está tomando remédio, só que continua sentindo dores no peito. A aposentada precisa fazer um ecocardiograma com urgência.
"Ja passou dezembro, janeiro, fevereiro e já estamos em março e eu ainda não consegui", diz a aposentada.

Alzenir Januário da Silva descobriu que está com problemas na tireoide. Ela se consultou com um endocrinologista do PAM Salgadinho, fez os exames há cinco meses, mas não consegue agendar o retorno ao médico.
"Quando chega na metade das pessoas que estão na minha frente, já encerrou. E os exames feitos no mês de setembro com certeza não valem mais", diz a cabeleireira.

Ainda tem mais reclamações. Os pacientes também se queixam dos médicos faltosos, do não funcionamento do laboratório e da não realização de exames de raio-x e mamografia. Outro problema enfrentado pela população no PAM Salgadinho é a falta de remédios na farmácia.

O diretor geral do PAM Salgadinho, Rogério Bernardo, explica o por quê dos pacientes não conseguirem fichas mesmo chegando tão cedo.
"Existe uma quantidade de marcações por dia que não é estabelecida pelo PAM Salgadinho, nem pela Rede Municipal. É estabelecida pelo Ministério da Saúde. Então a necessidade de marcação e de chegar cedo não é para pegar ficha e sim para conseguir vaga na agenda de especialidade", diz o diretor.
Ele afirma que há carência de médicos, mas que a nomeação dos profissionais aprovados no concurso prevista para o mês que vem deve amenizar a situação. Sobre os médicos faltosos, o diretor falou que é feito o desconto nos salários caso não haja justificativa. Já sobre o laboratório, o diretor explicou que o problema é a falta de reagentes para a realização dos exames.
"Houve um problema no pagamento do fornecedor que foi regularizado. Os materiais, equipamentos e reagentes chegam até sexta-feira (15), mas existe um tempo de instalação desses equipamentos e de calibragem e no meio da próxima semana ou na outra o laboratório volta a funcionar", diz Rogério Bernardo.
Já os exames como mamografia e raio X deixaram de ser feitos por causa de problemas nos aparelhos de ar condicionado instalados nas salas, segundo o diretor. Ele disse que não há previsão para que o problema seja solucionado. Ainda de acordo com Rogério Bernardo, os remédios que estão em falta vão chegar em breve.
"Também por conta de atraso no pagamento que já foi regularizado e na semana passada chegou um carregamento e está chegando continuamente e logo logo esses medicamntos estarão disponíveis em toda rede", afirma o direto

Nenhum comentário:

Postar um comentário