MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de março de 2013

Paella de bacalhau com arroz integral incrementa almoço de Páscoa


Receita leva muito azeite, ovos, cebola, tomate, pimentão e açafrão.
Preparo leva cerca de três horas, mas compensa, diz chef de Brasília.

Do G1 DF

Paella de bacalhau pode servir até quatro pessoas (Foto: Luciana Amaral/G1)Receita de paella leva bacalhau e pode servir até três pessoas (Foto: Luciana Amaral/G1)
A tradicional paella, prato espanhol feito de frutos do mar, pode ser adaptado para a Páscoa com uma receita que leva bacalhau, mostra o chef Bento Batista, do restaurante Camarão 206 Sul, em Brasília.

A versão é ideal para quem quer fugir do bacalhau tradicional, além de ser mais saudável. "Uso arroz integral em vez do branco, para ter mais fibra, que é pouco consumida normalmente pelas pessoas", explica Batista.
Essa receita leva cerca de três horas para ficar pronta e pode servir até três pessoas à vontade.

​Ingredientes
- arroz integral
- 1 lombo de bacalhau, de preferência o gadus morhua do oceano Atlântico, por ser mais branquinho
- ervilhas frescas a gosto
- pimentões a gosto (verde, amarelo e vermelho)
- couve a gosto
- 3 ovos cozidos
- tomate-cereja a gosto
- 10 azeitonas (preta ou verde)
- azeite a gosto
- 1 dente de alho
- açafrão a gosto
- 2 cebolas

Preparo
Dessalgue o bacalhau deixando-o de molho na geladeira com no mínimo 24 horas e no máximo 72 horas de antecedência. Para a paella, é melhor comprar um lombo de bacalhau mais fino. Após a retirada do sal, corte o filé em lascas e deixe-o descansar no azeite. Separe pedaços maiores para servirem de enfeite em cima da paella quando ela estiver pronta.
Cozinhe o arroz integral e o tempere com açafrão espanhol. O açafrão vai dar um gosto a  mais ao arroz, que ficará amarelado. Em separado, corte as cebolas em cubos e as frite no azeite. Jogue um pouco de água até as cebolas ficarem marrons e caramelizadas. Misture-as, então, ao arroz.
Cozinhe os ovos e deixe abrir na fervura. Nesse ponto, desligue o fogo e descanse-os na água por 15 minutos. Refogue alho, cebola, tomate e pimentões no azeite, acrescente o bacalhau em lascas e ervas, como salsinha e manjericão a gosto. A parte principal da paella está pronta. Se quiser que ela fique mais molhada, o chef Batista dá a dica de colocar um pouco de molho de tomate e mais azeite na comida.
Os pedaços maiores de bacalhau que ficaram reservados devem ser selados na frigideira com azeite. Se preferir, podem ser assados ou empanados. Refogue as ervilhas e a couve, em pedaços rasgados, por apenas 15 segundos. Com o arroz e os complementos prontos, basta enfeitar a paella com as postas maiores de bacalhau, a couve, os ovos e tomates.
Agora é só servir numa paellera ou panela aberta mais rústica. O prato vai muito bem com espumante, vinho branco ou tinto de uva mais leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário