MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 11 de março de 2013

Países mais frágeis da zona do euro confirmam recessão em 2012



Resultados estimulam debate sobre a asfixia que a austeridade produz para o crescimento


Os indicadores da Itália, Grécia, Portugal e Chipre publicados nesta segunda-feira confirmam a recessão em 2012. O desempenho dos países reativa o debate sobre a asfixia que a austeridade produz para o crescimento, três dias antes de os presidentes europeus discutirem este assunto em Bruxelas.
Na Itália, a confirmação nesta segunda-feira pela manhã de que o Produto Interno Bruto (PIB) se contraiu 0,9% no quarto trimestre de 2012, prejudicou ainda mais um cenário que já era ruim devido à incerteza política e o rebaixamento em um nível da nota da Itália pela agência de classificação Fitch.
Trata-se do 6º semestre consecutivo de queda do PIB italiano e não deve haver recuperação antes do segundo semestre deste ano, apesar de muitos economistas começarem a pensar que isso não vai ser possível devido à crise política que atinge o país desde as eleições legislativas de fevereiro.
As mesmas nuvens escuras pariram sobre Portugal, onde o PIB caiu 1,8% no último trimestre de 2012 com a queda do crescimento para o conjunto do ano foi de 3,2%, segundo dados definitivos publicados na segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Também na Grécia, as autoridades anunciaram que o PIB despencou 5,7% no quarto trimestre do ano passado
No Chipre, que negocia um plano de resgate com Bruxelas, o PIB se contraiu 1,1% no último trimestre de 2012 e o ministério das Finanças espera uma contração de 2,4% para todo o ano e de 3,5% para 2013.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário