MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de março de 2013

Parentes de detentos denunciam epidemia de tuberculose em presídio


20 internos da Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura estariam doentes.
Susipe confirmou um caso grave de tuberculose.

Do G1 PA

Famílias de detentos do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura, na comunidade Cucurunã, em Santarém, oeste do Pará, denunciam uma epidemia de tuberculose no local. Segundo os familiares dos presos, 20 internos estariam com a doença, mas não estariam recebendo o tratamento adequado.
Uma senhora, que não quis ser identificada, conta que o filho foi preso há pouco mais de um mês. Ela relata que, quando esteve na casa penal, soube que 20 presos estariam com tuberculose. “Lá no presídio não tem um médico, na enfermaria não tem remédio, os presos falaram que quando tem visita, eles tentam maquiar o problema, arrumando o que dá”, denuncia.
Ainda de acordo com a mãe do detento, os presos sofrem maus tratos durante as vistorias do Grupamento Tático Operacional. “Colocam os presos só de cueca, no sol quente, ajoelhados no pátio, e 'tacam' spray de pimenta na cara dos presos”, afirma.
Outra senhora que teve o marido preso há dois meses afirma que viu um dos presos com tuberculose usando máscara dentro da penitenciária. "Meu marido e os outros presos me falaram que tem sim gente lá dentro com tuberculose. Eles precisam ser retirados de lá, se não vão contaminar todo mundo", declarou.
Em nota, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) informou que apenas um detento do regime semi-aberto do Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura está infectado por uma doença infecto-contagiosa provocada por uma bactéria, o bacilo de Koch, que provoca a tuberculose.
Ainda segundo a Susipe,  por conta do estado avançado da doença, o interno foi transferido para o Hospital Municipal de Santarém. Outros quinze internos que tiveram contato com este detento foram submetidos a exames clínicos e não foi constatada a presença da doença.
A Susipe informa ainda que realizou uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém para atendimento médico aos internos, através de mutirões de saúde que já começam a partir da semana que vem.
Com relação aos procedimentos de revista realizados pelo Grupo Tático Operacional da PM, a Susipe afirmou que desconhece qualquer tipo de tortura ou uso de spray de pimenta na ação policial.
Denúncias
No último dia 21 de fevereiro, uma comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subsessão Santarém visitou a penitenciária para investigar as denúncias sobre irregularidades dentro da casa penal. A visita havia sido motivada por constantes fugas, entradas de telefones celulares e drogas, além de uma morte.
O diretor da casa penal, coronel Walter Santos, está afastado do cargo. Segundo a Superintendência do Sistema Penal do Pará (Susipe), ele pediu férias de 30 dias.
Segundo a Susipe, o diretor da casa penal foi afastado de suas funções por conta de um pedido pessoal de férias antecipadas, a fim de tratar de questões pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário