MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 16 de março de 2013

Parque de Noronha determina normas para segurança no mergulho



por Ana Clara Marinho |

As ilhas sencundárias, pontos de mergulho, estão na área do Parque (Foto: Carlos Marenga/Acervo Pessoal)
Depois de dois acidentes em mergulhos autônomos em Fernando de Noronha com uma vítima fatal (a morte de um turista ocorreu no mês setembro do ano passado e o segundo acidente aconteceu em fevereiro), a direção do Parque Nacional Marinho (Parnamar) resolveu tomar medidas para ampliar a segurança nos mergulhos autônomos.  “Nos queremos reduzir ou zerar a possibilidade de acidentes” disse o diretor do Parque, Ricardo Araújo. O órgão realizou reunião com os representantes das três empresas que operam o serviço na ilha  e anunciou as ações que devem ser colocadas em práticas até a próxima semana.  
Ricardo Araújo , diretor do Parque (Foto: Ana Clara Marinho)
Ficou determinado que, a partir de agora, as informações relativas a cada acidente que ocorra nas operações de mergulho devem ser apresentadas de imediato ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (Icmbio), que é responsável pelo Parnamar. Essas informações servirão de subsídio para  discussões futuras sobre a segurança nas operações de mergulho. O Chico Mendes fará fiscalização nas embarcações utilizadas no mergulho para verificar a existência de equipamento de oxigênio de fluxo contínuo. Este equipamento facilita a respiração em casos de acidentes com mergulhadores ou emergências no mar.  
As operações de batismo devem ser feitas, obrigatoriamente, pelos instrutores de mergulho que devem acompanhar o cliente. O turista não pode  ficar solto, devendo ser conduzido pelo instrutor. O  instrutor deve estar com a situação profissional regularizada. Cada instrutor poderá se responsabilizar por, no máximo,  cinco batismos nas operações realizadas no período da manhã e quatro no período da tarde. As normas entram em vigor a partir do dia 21 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário