MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de março de 2013

Páscoa pelo mundo tem corrida de sapo e 'chicoteamento' de mulheres


Conheça tradições inusitadas típicas desta época em outros países.
Crianças vestidas de bruxas e sopa de iguana são algumas curiosidades.

Flávia Mantovani Do G1, em São Paulo

Garotos da vila de Nìmèièky, na República Tcheca, com chicote típico usado em tradição de Páscoa. (Foto: Radek Mica/AFP)Garotos da vila de Nìmèièky, na República Tcheca, carregam chicote típico usado em tradição de Páscoa. (Foto: Radek Mica/AFP)
As tradições de Páscoa em outros países vão muito além do costume de dar ovos de chocolate. Chicotear mulheres, competir em uma corrida de sapos e vestir as crianças como bruxas são algumas formas inusitadas de comemorar a data ao redor do mundo. Confira a seguir algumas tradições curiosas.
Garotos da vila de Nìmèièky, na República Tcheca, com chicote típico usado em tradição de Páscoa. (Foto: Radek Mica/AFP)Garota é 'chicoteada' na República Tcheca
(Foto: Radek Mica/AFP)
Republica Tcheca e Eslováquia: Chicote nas mulheres
Nesses dois países, a tradição na segunda-feira após a Páscoa é os homens baterem nas mulheres com um chicote especial de vime feito à mão chamado pomlázka (em tcheco) ou korbáč (em eslovaco). Em algumas regiões, eles também jogam água fria nelas.
Os sites de turismo do país garantem que as batidas são leves e que a intenção da brincadeira não é causar dor. Uma lenda antiga afirma que as mulheres devem ser chicoteadas nesta época para manter sua saúde e sua beleza durante o restante do ano. Após o ritual, os homens ainda ganham delas uma recompensa: ovos pintados ou de chocolate.

Suécia: ‘Halloween’ de Páscoa
Crianças vestidas de bruxas pedem balas na Páscoa da Suécia (Foto: Lena Granefelt/imagebank.sweden.se)Crianças vestidas de bruxas pedem balas na Páscoa da Suécia (Foto: Lena Granefelt/imagebank.sweden.se)
Na Suécia, a Páscoa parece mais um Halloween adaptado. As famílias viajam para suas casas de campo e vestem as crianças de bruxas. Fantasiadas, elas vão de casa em casa pedindo doces e presentando os moradores com desenhos e pinturas.
As “bruxinhas de Páscoa” têm as bochechas pintadas de vermelho e usam lenços coloridos na cabeça e roupas velhas. Elas ainda ganham dos pais ovos de Páscoa recheados com mais doces. Também é comum decorar as casas com galhos de bétula enfeitados com penas coloridas.

Nicarágua: Sopa de iguana
Criança em mercado onde são vendidos os garrobos, tipo de Iguana usada em sopas na Nicarágua (Foto: Hector Retamal/AFP)Criança em mercado onde são vendidos os garrobos, tipo de Iguana usada em sopas na Nicarágua (Foto: Hector Retamal/AFP)
Os nicaraguenses arrumaram um substituto incomum para as refeições com carne vermelha, evitadas pelos católicos nesta época do ano: a sopa de garrobo, feita com uma espécie de iguana. Na preparação, é usada a carne do cérebro, da medula óssea e dos testículos do macho do garrobo, uma variedade de iguana preta.
As leis que tentam preservar a espécie não conseguem conter o apreço de alguns nicaraguenses pelo prato típico, que, acredita-se, tem poderes afrodisíacos.

Washington: Rolamento de ovos com o presidente
Obama participa do Easter Egg Roll, rolamento de ovos de Páscoa na Casa Branca (Foto: Divulgação/The White House)Obama participa do Easter Egg Roll, rolamento de ovos de Páscoa na Casa Branca (Foto: Divulgação/The White House)
Desde 1878, o presidente dos Estados Unidos abre o gramado da Casa Branca para o “Easter Egg Roll”, um jogo tradicional nesta época do ano no qual os participantes rolam ovos cozidos com uma espécie de colher grande.
Nesta Páscoa, foram abertas mais de 35 mil vagas para pessoas com filhos de até 13 anos que querem participar. Além do rolamento de ovos, a programação tem outras atividades, como contação de histórias, canto, dança e demonstrações de culinária saudável.
O site da Casa Branca também vende ovos pintados comemorativos. As cores mudam a cada ano: em 2013, eles são amarelos, cor de rosa, púrpura e azuis.

Itália: Corrida de sapos e gincana
Na cidade de Fermignano, a Páscoa é celebrada com uma “corrida de sapos”. Nela, jovens moradores colocam sapos em carrinhos de mão, com o objetivo de alcançar a primeira posição.
Já em Tredozio, na região de Emilia Romana, o domingo e a segunda-feira de Páscoa são dias de gincana. Equipes competem em modalidades curiosas, como batalha de ovos, procura por ovos em um palheiro e corrida de saco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário