MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 17 de março de 2013

Ponto comercial é importante para o sucesso de um negócio


Para empresário, a escolha do local é 50% do sucesso inicial do negócio.
Ruas com escritórios, faculdades, terminais e shoppings são procuradas.

Do PEGN TV

Escolher o ponto comercial é uma das maiores dúvidas do empreendedor que deseja abrir um novo negócio. E essa decisão é crucial para o sucesso das empresas.
A vantagem de um ponto comercial movimentado é que o empresário não precisa investir muito em propaganda para atrair clientes, que passam na frente da loja. Mas, além do ponto, o sucesso do negócio depende da capacidade do empresário de fazer o cliente entrar na loja e gastar.
Um bom começo é uma vitrine muito bem planejada, que chama a atenção. Ao se deparar com produtos bem visíveis, organizados por cor em um fundo branco, a cliente Graziela Babetto resolveu entrar. “Passei na frente, olhei a loja, os produtos, a vitrine e entrei”, diz.
Todos os dias, entram 80 clientes na loja de calçados do empresário Vagner Mazzali, que começou a faturar cerca de R$ 100 mil por mês desde a abertura. Ele tem o motivo na ponta da língua. “O ponto comercial é 50% do início de um negócio. A boa escolha desse ponto é fundamental pra que o negócio de certo”, diz Vagner Mazzali.
A loja fica no bairro de Santana, na zona norte de São Paulo, perto de faculdade, escritórios, metrô e tem calçada larga, com um fluxo constante de pessoas. Vagner levou seis meses pesquisando o ponto, mas valeu a pena.
“Abrimos a loja e já foi um sucesso inicial. Posteriormente, após um ano, nós gostamos tanto do ponto que nos compramos o imóvel e fizemos uma reforma”, diz Vagner.
Dentro da loja há boa iluminação, muitos espelhos, jardim interno, carpete para conforto dos pés. As prateleiras exibem 150 modelos de calçados e os funcionários servem até água e café para os clientes.
O empresário já montou outras três lojas de calçados e vai abrir a quarta ainda neste ano. “O ponto eu vou escolher com um olhar super clínico, como eu escolhi essa loja, e para ter o mesmo sucesso que eu tive com essa loja na escolha do ponto”, diz.
Em uma cidade como São Paulo, há opções de pontos para todos os perfis de negócios. Em geral, os mais procurados estão em ruas com escritórios, faculdades, terminais de ônibus, metrô, e nos shopping centers. Neste último caso, no entanto, o aluguel costuma ser pelo menos 30% mais caro que na rua, mas com vantagens.
“Tem a segurança e o estacionamento”¸ diz Soraia Bellissi, gerente de shopping, para quem estes fatores deixam o cliente mais propício à compra.
Para quem tem dúvidas, uma saída é contratar um consultor especializado. Mauro Johashi trabalha numa empresa com 50 anos de experiência e garante que uma análise minuciosa faz a diferença.
“É importante fazer uma pesquisa da região, uma pesquisa socioeconômica da região, uma pesquisa de preços praticados se houver concorrência, uma pesquisa de quanto custa o aluguel para, justamente com estas informações, ter uma ideia de fluxo de pessoas, ter uma ideia de custos envolvidos e ter uma ideia de resultado que vai ter o seu negócio”, diz Johashi.
Outra maneira de aumentar as chances de sucesso é buscar regiões onde o concorrente está. Na zona oeste de São Paulo, a Rua Teodoro Sampaio é um bom exemplo.
Em alguns casos, o segredo para identificar um bom ponto comercial é justamente olhar para o vizinho. A capital paulista tem hoje 59 ruas chamadas de temáticas, que se tornam referência para o consumidor em determinado segmento.
Na Teodoro Sampaio, por exemplo, há várias lojas, uma do lado da outra, vendendo a mesma coisa: instrumentos musicais e acessórios. Ninguém reclama da concorrência: ao contrário, quanto mais perto do concorrente, melhor.
“Eu adoro a concorrência. Eu acho que tem que ter maior variedade para a pessoa poder escolher seu instrumento, a marca, variedade, a cor”, diz o empresário Eduardo Palombo.
Palombo realizou o sonho de montar o negócio próprio em 2008 com a loja de instrumentos musicais. Ele pagou R$ 60 mil só pelo ponto comercial. Foi uma aposta arriscada, mas certeira.
O empresário se deu tão bem que hoje tem cinco lojas na mesma rua e todas se beneficiam da clientela cativa do local. “É como se fosse um shopping ao ar livre. A gente encontra muita variedade de instrumentos, de preços e é muito bacana”, diz o cliente Arthur Kunz.
A rede de lojas de Palombo atende 15 mil clientes por mês e o faturamento médio de cada unidade é de R$ 2 milhões por ano.
“Montar qualquer negócio é um desafio e, com certeza, o ponto faz parte desse desafio. Não seja precipitado, vá atrás, seja persistente. Isso faz parte do sucesso do seu negócio”, diz o consultor Mauro Johashi.
CONTATOS:
MONTE CRISTO – INSTRUMENTOS MUSICAIS
Contato: Empresário Eduardo Palombo
Rua Teodoro Sampaio, 636 – Jardim Paulista
São Paulo/SP – CEP: 05405- 050
Telefone: (11) 3805-1505 / 3227-2815
www.musicalteodoro.com.br
MAZZALI CALÇADOS
Contato: Empresário Vagner Mazzali
Rua Doutor César, 145 - Santana
São Paulo/SP – CEP: 02013-001
Telefone: (11) 2901-6845
BDO BRAZIL
Contato: Consultor de mercado  Mauro Johashi
Rua Major Quedinho, 90, Centro
São Paulo / SP – CEP: 01050-904
Telefone: (11) 3848-5880

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