MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de março de 2013

Postos de saúde de Rio das Ostras, RJ, fazem ação contra tuberculose


Ação foi motivada pelo alto índice da doença na cidade.
Tratamento dura seis meses e garante a cura em quase todos os casos.

Do G1 Região dos Lagos

No próximo domingo (24) é dia mundial da luta contra a tuberculose e durante toda a semana ações de conscientização são feitas em Rio das Ostras, Região dos Lagos do Rio. A campanha termina nesta sexta-feira (22) nos postos de saúde do município. Na cidade, só este anos, 20 novos casos foram confirmados. O Brasil é o 20º país no mundo em casos da doença e o estado do Rio de Janeiro é o primeiro do país.
Claudinete dos Santos de Oliveira que teve a confirmação da doença há 4 meses, toma os antibióticos todos os dias. O tratamento dura seis meses e, se feito da forma correta, garante a cura em quase todos os casos. Cartazes, panfletos e as orientações alertam os moradores de Rio das Ostras para os sintomas e a necessidade de não interromper o tratamento. Palestras também fazem parte das ações.
A infectologista doutora Beatriz Rudinik explica que o contágio é alto porque a tuberculose é transmitida pela respiração, mas não são todas as pessoas que desenvolvem a doença. De 100% que entra em contato, apenas 10% desenvolve a tuberculose e só a metade deste grupo desenvolve em menos de dois anos após a infecção. Algumas pessoas podem levar até 15 anos para manifestar a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário