MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 8 de março de 2013

Preço pago pela uva preocupa produtores da Serra Gaúcha


Colheita da uva está quase no fim no Rio Grande do Sul.
Apesar do preço, a qualidade da fruta está muito boa.

Do Globo Rural
Na propriedade do agricultor Rudimar Corso, que fica em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, foram mais de dois meses de colheita.
Cerca de 100 toneladas da fruta serão transformadas em vinho e suco. Apesar da boa qualidade, este ano, a produção será menor.
Nesta safra, a estimativa é de quebra e a produção do estado não deve passar de 630 mil toneladas. A redução é de quase 9% sobre a safra passada, porém, durante o amadurecimento dos cachos, as temperaturas quentes e as chuvas regulares beneficiaram a uva.
A reclamação dos produtores é em relação ao preço. Quem vende a uva para a indústria está recebendo o preço mínimo fixado pelo governo, que é de R$ 0,57, mesmo valor do ano passado.
"A nossa expectativa era de que o produtor tivesse no mínimo a inflação repassada em cima dos preços de 2012. O produtor tem necessidade de ser melhor remunerado para que possa inovar, continuar a atividade e manter as pessoas no meio rural", explica Olir Schiavenin, presidente da Comissão Interestadual da Uva.
As variedades de uva para a indústria já foram praticamente todas colhidas. Já a colheita das uvas de mesa segue até o final de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário