MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 9 de março de 2013

Presidente do Paraguai questiona legitimidade de Maduro

Agência AFP

O presidente do Paraguai, Federico Franco, questionou nesta sexta-feira, 8, a legitimidade do mandatário interino da Venezuela, Nicolás Maduro, e ironizou sobre o processo de sucessão do finado líder venezuelano Hugo Chávez.
"Até em uma monarquia se sabe quem vai suceder o rei. O rei é sucedido pelo príncipe, mas no caso da Venezuela o novo presidente é uma pessoa que não foi eleita, mas sim designada pela vontade de outro, no caso já falecido", disse Franco à imprensa em Villarrica, 150 km a sudeste de Assunção.
Maduro, que assumiu interinamente a presidência da Venezuela após a morte de Chávez, na terça-feira passada, foi declarado persona non grata pelo governo do Paraguai por sua ativa participação na crise que provocou a destituição do então presidente paraguaio, Fernando Lugo, em 22 de junho passado.
O dirigente venezuelano foi acusado de incitar a cúpula militar para que apoiasse Lugo, após a decisão do Congresso paraguaio de destituir o então presidente.
Perguntado sobre se após a morte de Chávez o Paraguai iniciará contatos diplomáticos para regressar ao Mercosul, Franco respondeu que "vai escutar as propostas que possam surgir, sempre e quando sejam favoráveis e se ajustem aos princípios de soberania do povo paraguaio".
O Paraguai foi suspenso do Mercosul por decisão de Brasil, Argentina e Uruguai, em junho de 2012, em razão da destituição de Lugo.
A decisão abriu caminho para a entrada da Venezuela como membro pleno do bloco, o que era bloqueado pelo Congresso paraguaio por considerar o governo de Chávez "antidemocrático".
O Paraguai também foi excluído da Unasul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário