MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 20 de março de 2013

Procon recolhe mais de 7 mil litros de suco da marca Ades na Paraíba


Resolução que suspendeu comercialização foi publicada na segunda-feira.
20 estabelecimentos já foram fiscalizados.

Do G1 PB

Já foram recolhidos mais de 7,2 mil litros de sucos da marca Ades na Paraíba desde terça-feira (19). Nesta quarta-feira (20), as equipes de fiscalização do Procon da Paraíba se dividiram entre os municípios de João Pessoa e Guarabira, no Brejo do Estado. Ao todo, 20 estabelecimentos já foram fiscalizados.
As ações estão sendo realizadas em atendimento à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após uma resolução publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (18), que determinou a suspensão da comercialização, em todo o país, de determinados sabores e tipos de sucos da marca Ades. Segundo a Anvisa, estes produtos podem oferecer riscos à saúde dos consumidores, tendo em vista que existe a suspeita de que eles não atendem às exigências legais da Agência de Saúde.
Em todos os estabelecimentos os gerentes são alertados sobre a proibição da comercialização até que uma nova orientação da Anvisa seja emitida. “Os produtos ficam guardados no próprio estabelecimento, mas se eles voltarem para as prateleiras antes de uma nova decisão da Anvisa, o estabelecimento será multado e o responsável pode ser preso por crime contra a saúde pública”, alertou o secretário executivo do Procon-PB, Marcos Santos, acrescentando que as fiscalizações continuarão nos próximos dias.
A medida da Anvisa de suspender a venda de sucos Ades em embalagens de 1 litro e de 1,5 litro foi tomada após a identificação de uma falha no processo de higienização das máquinas de uma linha de produção em Minas Gerais, que teria ocasionado o envase de algumas embalagens com solução de limpeza, em um lote do produto com sabor maça. Por precaução, a agência ampliou a suspensão para outros sabores até que um inspeção detalhada seja realizada.
O secretário executivo do Procon da Paraíba, Marcos Santos, disse na manhã desta quarta-feira (20) que consumidores que ainda tenham sucos de soja da marca Ades em casa devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (Sac) da Unilever, empresa responsável pelo suco, ou levem o produto, acompanhado da nota fiscal, até o estabelecimento onde comprou o produto. “O Código de Defesa do Consumidor é claro: o consumidor não pode colocar em risco a sua saúde. Nesses casos, o supermercado ou o estabelecimento comercial tem a obrigação de aceitar a devolução”, afirmou.
Casos na Paraíba
Na segunda-feira (18), uma mãe procurou a 9ª Delegacia Distrital, em Mangabeira, para fazer um boletim de ocorrência após o filho, de 7 anos, apresentar queimaduras na região labial após tomar um suco de uva da marca Ades. O delegado Magno Toledo disse que solicitou um exame ao Instituto de Medicina Legal da Paraíba para se descobrir se a queimadura apresentada pela criança tem relação com a ingestão do suco.
A criança, ainda de acordo com o delegado, não apresentava outros sintomas além da queimadura. “No entanto, pedi para que a mãe fizesse exames no Instituto de Medicina Legal, porque se queimou os lábios, e se essa queimadura foi causada pela ingestão do suco, certamente comprometeu outros órgãos da criança, como o esôfago, por exemplo”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário