MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de março de 2013

Produtividade do algodão segunda safra deve ser menor em MT


Colheita da soja demorou para terminar por causa da incidência de chuvas.
Além disso, tem produtor que diminuiu a área plantada.

Do Globo Rural

Todos os dias, o agricultor Itor Cherubim acompanha o crescimento da lavoura de algodão segunda safra em Campo Verde, sul de Mato Grosso. A preocupação é porque ele teve que semear mais tarde.

Este ano, houve atraso no plantio porque os produtores demoraram mais para terminar a colheita da soja por causa do longo período de chuvas. A propriedade que deveria ter concluído o cultivo antes de fevereiro, só foi finalizar na metade de março.
Com a janela de plantio menor, o agricultor diminuiu a área cultivada em 35%, hoje são 500 hectares cultivados, o que deve alterar a produtividade.
De acordo com o Imea, Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária, a queda prevista na produção de algodão do estado é de 44%. Este ano, a produção não deve passar de 620 mil toneladas de pluma.
A torcida de muitos agricultores agora é para que o tempo colabore. Eles também esperam por preços mais compensadores porque os estoques estão baixos nos mercados interno e externo. A arroba da pluma está cotada em média em R$ 61,90 em Rondonópolis.
Pelo levantamento da Conab, a área plantada com algodão, em todo o país, deve ser 30% menor que a da safra passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário