MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 31 de março de 2013

Produtoras de sabão comemoram lei que proíbe jogar óleo em esgoto‏ no PI


Óleo de cozinha usado é utilizado para fazer sabão caseiro no Piauí.
Lei estadual sancionada proíbe jogar óleo de cozinha na rede de esgoto.

Gilcilene Araújo Do G1 PI

O governador Wilson Martins sancionou a Lei nº 6.332, de 06/03/13, que proíbe o lançamento de gordura ou óleo vegetal utilizados na fritura de alimentos nos encanamentos que interligam a rede coletora de esgotos ou equivalentes em todo o território do estado do Piauí. A legislação foi comemorada pelas donas de casa Maria da Conceição e Lidinalva Silva. As duas utilizam o óleo de cozinha na produção de sabão caseiro.
  •  
Dona de casa produzi sabão caseiro usando óleo de cozinha. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Dona de casa produz sabão caseiro usando óleo de cozinha. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
“São poucas as pessoas que reaproveitam o óleo que foi usado para frituras. A grande maioria joga o produto fora, entretanto, acredito que com nova legislação as pessoas ficarão impossibilitadas de jogar o óleo no ralo da pia e irão juntar para fazer doações. Sendo assim estou preparada para receber o óleo que seria descartado e transformar em sabão caseiro”, dia Lidinalva Silva.

Maria da Conceição é outra dona de casa que transforma um resíduo extremamente poluente – o óleo de cozinha - em um novo produto, o sabão caseiro. Ela conta que consegue o produto através de amigos e familiares. Com a nova lei, a dona de casa espera lucrar mais na confecção do sabão.

“O sabão é vendido a preços bem mais acessíveis. Elé é usado para limpar vários utensílios domésticos e espero com a novidade poder aumentar a produção e consequentemente crescer nas vendas que ainda são bastante tímidas”, afirmou Maria da Conceição.

O óleo, se despejado diretamente no ralo, provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem nas redes coletoras de esgoto. Nos rios, a película dificulta a troca de gases com a atmosfera, causando a morte de peixes. As estatísticas variam, mas um litro de óleo é suficiente para poluir, no mínimo, 20 mil litros de água. Além disso, o resíduo aumenta em até 45% os custos do tratamento do esgoto.
A deputada estadual Margarete Coelho é a autora do projeto de lei sancionado pelo governador Wilson Martins, Segundo ela, o projeto tem como objetivo coibir o lançamento, nas redes de esgotos e rios, do óleo e gordura vegetal utilizados na cozinha para frituras de diversos alimentos, causando, com efeito, a mortandade de peixes, poluição bem como destruição da vegetação que margeia os rios.

“Todos os cidadãos tem o direito, determinado na Constituição da República, de um meio ambiente ecologicamente equilibrado por ser um bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida”, explicou a deputada Margarete Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário