MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 12 de março de 2013

Produtores de caju do PI perdem 80% da safra por causa da estiagem


Agricultores da região estão esperançosos com a próxima safra.
Eles apostam na volta da chuva para garantir uma boa colheita este ano.

Do Globo Rural

Mais de 80% dos cajueiros não resistiram à última estiagem. No período de entressafra, o agricultor vive com a renda dos produtos feitos com o caju, como a cajuína, principal subproduto da fruta para a agricultura familiar na região, mas não é o que está acontecendo. Muitos agricultores estão investindo em outras atividades, como a plantação de acerola e goiaba.
A esperança do agricultor se volta para a produção deste ano. Apesar da chuva insuficiente, parte dos cajueiros já está se desenvolvendo. Para que  haja fruto, é preciso que o solo permaneça molhado.

Uma plantação consome, pelo menos, 400 milímetros de chuva por ano. O problema é que em parte do Piauí só choveu metade disso até agora.
A cooperativa de cajucultores do Piauí tem cinco unidades de  beneficiamento. Jociebel Belchior, presidente da cooperativa, espera que este ano tenha chuva e que a produção seja farta. “Já no mês de fevereiro choveu em grande parte da região, 200 milímetros. Se daqui até o fim do período chuvoso chover mais 200 milímetros, garante uma boa safra. Se deus quiser, a gente pode botar a nossa cooperativa para funcionar bem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário