MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 20 de março de 2013

Produtos Ades ainda são encontrados à venda em Aracaju


Vigilância Sanitária deve garantir cumprimento de resolução da Anvisa.
Clientes ainda estão confusos quanto às restrições.

Marina Fontenele Do G1 SE

  •  
População deve evitar o consumo dos itens proibidos (Foto: Marina Fontenele/G1)População deve evitar o consumo dos itens proibidos (Foto: Marina Fontenele/G1)
Produtos feitos com soja da marca Ades foram encontrados em prateleiras de supermercados de Aracaju, em Sergipe, nesta quarta-feira (20). Esses itens deveriam ter sido retirados das prateleiras logo que a resolução nº 1005 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (18).
A medida da Anvisa determina a imediata suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e consumo de todos os lotes dos produtos com soja da marca Ades da linha de produção TBA3G, da fábrica Unilever Brasil que funciona na cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais.
Em um supermercado da capital a equipe de reportagem do G1 SE encontrou embalagens de 1 litro nos sabores Original e Chocolate com Coco. O encarregado da sessão, que preferiu não ser identificado, disse que recebeu a informação da empresa que estes itens estavam regulares e que apenas os itens com sabor de suco de 1 L e 1,5 L haviam sido retirado das prateleiras na manhã de terça-feira (19).
“Só da área de vendas foram retirados mais de duas mil unidades de sucos. Outras duas mil já estavam no estoque e lá permaneceram. Muitos clientes questionam se esses produtos que estão na prateleira estão com a venda autorizada, mas estão”, diz o encarregado da seção. No entanto, o diretor da Vigilância Sanitária de Sergipe, Antônio de Pádua Pombo, destaca que os sabores Original e Chocolate com Coco também entram na tabela de proibição conforme anexo da resolução nº 1005 da Anvisa.
Produtos nos sabores Original e Chocolate com Coco continuam à venda e ainda na promoção (Foto: Marina Fontenele/G1)Sabores Original e Chocolate com Coco estão à venda e na promoção (Foto: Marina Fontenele/G1)
Para garantir que a resolução seja cumprida em Sergipe, um comunicado foi enviado aos 75 municípios do estado pedindo reforço na fiscalização desses itens. “As bebidas devem ser retiradas das prateleiras, um laudo de apreensão cautelar vai ser confeccionado e os produtos vão ficar armazenados no estabelecimento comercial, mas não poderão ser vendidos nem consumidos. O descumprimento dessa resolução da Anvisa implica em uma infração sanitária e pode resultar na perda da autorização do funcionamento do local”, explica Antônio de Pádua Pombo, diretor da Vigilância Sanitária de Sergipe.
As embalagens de 200ml e 330ml fabricadas pela empresa também estavam à venda no supermercados, mas estas não estão abarcadas na suspensão e podem ser comercializados e consumidas normalmente. Veja abaixo a lista de produtos Ades proibidos de fabricação, distribuição, comercialização e consumo:
Sabor                                                        Conteúdo Líquido Sabor                                                       Conteúdo Líquido
Abacaxi 1 L Uva 1 L
Cereais com Mel 1 L Vitamina de Banana 1 L
Chá Verde com Tangirina 1 L Zero Frapê de Coco 1 L
Chá Verde com Limão 1 L Zero Laranja 1 L
Chocolate Clássico 1 L Zero Maçã 1 L
Chocolate com Coco 1 L Zero Original 1 L
Frapê de Coco 1 L Zero Pêssego 1 L
Laranja 1 L Zero Vitamina de Banana 1 L
Maçã 1 L Zero Uva 1 L
Manga 1 L Laranja (embalagem promocional leve 1 L e pague 900 ml) 1 L
Maracujá 1 L Uva (embalagem promocional leve 1 L e pague 900 ml) 1 L
Melão 1 L Maçã (embalagem promocional leve 1 L e pague 900 ml) 1 L
Morango 1 L Maçã 1,5 L
Original 1 L Uva 1,5 L
Pêssego 1 L Laranja 1,5 L
Shake Morango 1 L Original 1,5 L















Orientações ao consumidor
O consumidor que tiver adquirido os produtos não deve consumir. Em casos de queimaduras ou outro sintomas, procure imediatamente atendimento médico.
Para realizar a troca ou reembolso do produto, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante, a Unilever. A solicitação pode ser feita gratuitamente pelo SAC no 0800 707 0044, das 8h às 20h, ou sac@ades.com.br. Em casos de dúvidas, a  Anvisa dispõe de uma Central de Atendimento 0800-642-9782.

Nenhum comentário:

Postar um comentário