MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de março de 2013

Programa da USP lança cardápio ideal para amenizar efeitos da TPM


Alimentação balanceada melhora ansiedade, irritabilidade e depressão.
Programa ‘Meu prato saudável’ listou alimentos que combatem sintomas.

Do G1 Ribeirão e Franca

O programa "Meu prato saudável" desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP) em Parceria a Secretaria Estadual de Saúde listou uma série de alimentos que ajudam a combater os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Segundo os pesquisadores, algumas mulheres no período podem apresentar problemas como ansiedade e irritabilidade, crises depressivas, insônia ou uma confusão mental.
A nutricionista Lavínia Perrota alerta que para a dieta dar certo, a mulher precisa começar a consumir os alimentos indicados pelo menos duas semanas antes da menstruação. “O ideal é que a mulher consuma esses alimentos dentro de dez a 15 dias antes de entrar no período da TPM, porque ele vai aliviar bastante o quadro”, diz.
O cardápio recomendado tem grupos de alimentos como soja e vegetais ricos em antioxidantes, como brócolis, couve flor, couve e repolho. “Eles suprem a necessidade de cálcio”, diz Lavínia.
Outra indicação são comidas ricas em ômega 3, encontradas em peixes como salmão, truta, sardinha e atum, que aliviam a tensão com efeito anti-inflamatório. “Aí também entra a semente de linhaça, o óleo de canola, que em pouca quantidade faz bem para a mulher”, explica.
Para ajudar no controle do hormônio feminino estrogênio, os alimentos ideais são os ricos em fibra, como nozes, frutas e cereais integrais. “A soja é muito bom, ela é fonte de estrogênio, então ela é ideal e as fibras, que são pães integrais, aveia”, relata.
Programa "Meu prato saudável" dá dicas de comidas que amenizam a TPM (Foto: Chico Escolano / EPTV)Programa "Meu prato saudável" dá dicas que
amenizam a TPM (Foto: Chico Escolano / EPTV)
O feijão, as carnes, os ovos e a ervilha, são ricos em triptofano e ajudam a aumentar a serotonina, o que é indicado principalmente para as mulheres que sofrem de cólicas menstruais. “Eles dão aquela sensação de alívio, porque a mulher vai querer buscar o chocolate. Então ela consumindo esses alimentos, vai aliviar aquela sensação e ela acaba não buscando diretamente o chocolate, porque o chocolate, que todo mundo fala que na TPM o pessoal consome, em poucas quantidades não tem problema, mas caso contrário acaba inchando”, afirma a nutricionista.
Para aquelas que sofrem com as cólicas menstruais, outros aliados são leite e vegetais de folhas verde-escuras. “É uma fonte de cálcio, que é o que a mulher precisa nesse período. Lembrando que o leite, é tentar tomar o desnatado, comer os queijos brancos para evitar a questão da gordura”, conclui.
Lavínia também faz um alerta para as mulheres evitarem consumir álcool, café, açúcar, chocolate, carnes gordas e alimentos com gordura. Esse cuidado também ajuda no controle da TPM porque evita desequilíbrios. “O ideal é evitar mesmo, ela passa a ficar mais inchada e é uma alimentação mais gorda. Então, evitar esses alimentos e de preferência tomar bastante água, pode tomar um chá, chá diurético”, finaliza.
Confira os cardápios indicados:
Dieta balanceada ajuda mulheres no período pré-menstrual (Foto: Chico Escolano / EPTV)Dieta balanceada ajuda mulheres no período
pré-menstrual (Foto: Chico Escolano / EPTV)
Cardápio 1
Café da manhã
- cereal integral com leite de soja e suco de frutas vermelhas.
Lanche da manhã
- 1/2 xícara de sementes oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes)
Almoço
- 1/2 prato de verduras e legumes, composto por salada de repolho cortado bem fininho, brócolis e cenoura ralada, 1/4 do prato de arroz integral, 1 concha média de feijão, 1 pedaço de salmão assado.
Lanche da tarde
- 1 pote de iogurte, 4 palitinhos de fibras, 1 maçã.
Jantar
- 1/2 prato de verduras e legumes, composto por salada de alface e tomate, couve refolgada, 2 colheres de sopa de salada de grão de bico, 1/4 do prato de batata assada com casca, 1 pedaço de omelete preparado com abobrinha e cebola.
Ceia
- 1 copo de suco de couve batido com água de coco, maçã e maracujá.
Comidas ricas em ômega 3, como salmão, aliviam a tensão com efeito anti-inflamatório (Foto: Chico Escolano / EPTV)Comidas ricas em ômega 3, como salmão, aliviam
a tensão (Foto: Chico Escolano / EPTV)
Cardápio 2
Café da manhã
- cereal integral com leite de soja e suco de uva.
Lanche da manhã
- 1/4 de abacate amassado com aveia
Almoço
- 1/2 prato de verduras e legumes, composto por salada de acelga cortada bem fininha, vagem e cenoura ralada, 1 concha média de feijão, 1 pedaço de sardinha assada.
Lanche da tarde
1 copo pequeno de café com leite, 1 unidade de pão francês integral com margarina light e 1 banana
Jantar
- 1/2 prato de verduras e legumes, composto por salada de alface crespa, tomate e beterraba cozida, 2 colheres de sopa de salada de soja, 1/4 do prato de batata assada com casca, 1 pedaço de omelete preparado preparado com abobrinha e cebola.
Ceia
- 1 copo de suco de couve batida com suco de laranja e 1 banana
Cardápio com alimentos recomendados ajuda no controle da TPM (Foto: Chico Escolano / EPTV)Cardápio com alimentos recomendados ajuda no controle da TPM (Foto: Chico Escolano / EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário