Alíquota deve ser zerada para cidades que tenham transporte integrado.
Medida foi anunciada nesta sexta-feira (8) e deve impactar em tarifas.
O objetivo da medida, segundo Richa, é auxiliar as cidades do Paraná que possuem transporte integrado a outros municípios a reduzir o custo do serviço. A decisão foi anunciada na mesma semana em que o governador havia dito que não renovaria o convênio de subsídio do estado com a cidade de Curitiba, que permitia a cobrança de uma tarifa menor na passagem.
“Eu tinha encomendado à Secretaria da Fazenda um estudo que pudesse contribuir com as principais cidades do Paraná”, disse Richa. O projeto deve ser enviado à Alep na segunda-feira (11) e, segundo o governador, deve resultar em impacto no preço final da passagem. A expectativa de Richa é de que o projeto vire lei em 30 dias.
Votação rápida
Em nota, o presidente da Assembleia Legislativa, deputato Valdir Rossoni (PSDB), prometeu que vai agilizar a aprovação da lei proposta por Richa. Ele disse que o projeto deverá ser votado em regime de urgência pelos colegas.
Diesel
O óleo diesel corresponde a 15,55% da tarifa de ônibus de Curitiba. O restante das despesas que compõem o preço da passagem são a rodagem (1,87%), peças e acessórios (12,7%), despesas administrativas (15,61%), e gastos com pessoal (45,37%), de acordo com a Urbs, que administra o transporte da capital.
As negociações salariais entre patrões e empregados das empresas que prestam serviço na capital foram parar na Justiça. Os trabalhadores querem 30% de reajuste salarial, enquanto as empresas querem dar apenas 6,6% de aumento - correspondente à inflação do ano. Uma Audiência Coletiva deve ocorrer entre as partes na tarde desta sexta-feira (8) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
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