MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 19 de março de 2013

Rio, Fortaleza, Salvador e Natal foram as cidades mais procuradas no verão


Pesquisa com agências de turismo do país mostrou destinos mais vendidos.
Para 43%, ano superou o anterior; 57% reduziram ou mantiveram vendas.

Flávia Mantovani Do G1, em São Paulo

Céu do Rio amanhece nublado nesta quinta-feira (7). Há possibilidade de chuva. (Foto: Marcos Estrella / TV Globo)Rio é o destino que as agências mais venderam para o verão (Foto: Marcos Estrella / TV Globo)
Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Natal foram os destinos com maior procura neste verão. É o que aponta uma pesquisa com 324 agências e operadoras de turismo de 24 estados do país.
O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 21 de fevereiro pelo Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis), ligado ao Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP). É a primeira vez que foi feito o estudo.
Entre as regiões do país mais procuradas na alta temporada (meses de dezembro, janeiro e fevereiro), o Nordeste é a que aparece com mais frequência (com 56,3% das citações), seguida pelo Sudeste (28,6%) e pelo Sul (10%).
orla de fortaleza (Foto: Arquivo G1)Orla de Fortaleza (Foto: Arquivo G1)
Entre os destinos internacionais mais vendidos para brasileiros, a maioria fica na América do Norte (42,5% das citações). A Europa veio em segundo lugar, com 32,7%, seguida pela América do Sul, com 16,6%.
Os Estados Unidos reinam absolutos no primeiro lugar, com 38,9% da preferência -- Miami, Disney e Nova York são os pacotes mais vendidos no país. Argentina (10,4%), França (9,6%) e Portugal (7,6%) são os próximos da lista.
Os principais motivos citados para a procura dos pacotes para os EUA são compras (25%) e os preços baixos de serviços no destino (17,2%). Na Argentina, o grande atrativo também são os preços baixos (31,3%), enquanto na França o principal chamariz é o tradicionalismo do destino (23%).
Comparação com o verão passado
A pesquisa também questionou as agências se as vendas cresceram ou diminuíram em relação ao verão anterior. Para 42,9% delas, a movimentação de turistas foi maior agora (o aumento médio foi de 23,3%).
O maior poder aquisitivo dos brasileiros e sua pré-disposição aos gastos com viagens foram citados como os principais motivos para o aumento.
As empresas das regiões Sul e Norte foram as que mais afirmaram ter tido aumento.
29,3% responderam que o movimento neste verão foi menor e 27,8%, que foi igual à temporada anterior. As empresas que tiveram redução de turistas indicaram uma queda média de 26,3% em relação à temporada passada.
As agências do Rio e de São Paulo foram as que mais alegaram ter sofrido redução.
Para Eduardo Nascimento, presidente do Sindetur-SP, mesmo que mais da metade dos entrevistados tenham dito que as vendas diminuíram ou se mantiveram, o resultado é melhor do que o esperado.
“Pelas queixas que ouvimos sempre das empresas do Rio e de São Paulo, achamos que seria pior. São cidades mais suscetíveis ao mercado internacional, que sofreram mais com a crise mundial. Mas o resultado geral foi otimista”, afirma.

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