MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 12 de março de 2013

Safra de grãos eleva o movimento da hidrovia do Rio Madeira em RO


Quase toda a produção é escoada pela hidrovia do Rio Madeira.
Para dar conta do movimento, as atividades não param no terminal.

Do Globo Rural

As máquinas colhem a soja em Vilhena, no sul de Rondônia, principal região produtora de grãos do estado.
Por causa das frequentes chuvas das últimas semanas, os agricultores estão preocupados. Eles estimam que pelo menos 12% da safra já tenha sido comprometida por causa do clima. Já no norte do estado, em Ariquemes, a colheita está indo bem. A região é um novo pólo de produção do estado.
A soja produzida em Rondônia é escoada pela hidrovia do Rio Madeira, para onde vão também caminhões do noroeste de Mato Grosso. Os grãos seguem pelo Rio Madeira, corredor de exportações, e vão para Itacoatiara, no Amazonas, e de lá para os mercados europeu e asiático.
Dos silos, a soja passa por tubos e vai direto para barcaças na beira do rio. Cada uma tem capacidade para 2,2 mil toneladas. No período de grande movimento, o porto organizado funciona 24 horas por dia, a cada três horas, uma barcaça é carregada.
O porto organizado recebe este nome porque é usado por navegação, passageiros e armazenagem de mercadoria. Segundo o presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do estado, Ricardo Vieira, a soja responde por metade do volume da carga em Porto Velho.
Só nesta safra, 2,6 milhões de toneladas de soja devem ser escoadas pela hidrovia do Rio Madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário