MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de março de 2013

Saiba como evitar problemas com assistência técnica

Carol Aquino A TARDE

  • Margarida Neide | Ag. A TARDE
    Defeito no fogão de Creuza aconteceu menos de um ano após compra do aparelho
Recorrer à assistência técnica quando um produto apresenta defeito não significa esperar meses para ter seu produto reparado. Se em 30 dias o dano não for consertado, o consumidor pode optar por receber um produto novo, ter seu dinheiro de volta ou  pedir  desconto no valor do bem.
Tanto a loja quanto o fabricante podem ser responsabilizados. A loja não pode alegar falta de peças de reposição em estoque ou demora na entrega do material necessário para o conserto, explica a advogada Cristina Santos, especialista em direito do consumidor.
A norma faz parte do Código de Defesa do Consumidor e  vale para produtos que estão dentro do prazo de garantia. Se o produto tem garantia estendida, acrescenta-se o que estiver acordado no recibo desse adicional.
Esses benefícios só valem quando o defeito for de fabricação e não causado por mau uso. Cristina Santos acrescenta que a troca pode ser instantânea em alguns casos. "Se for um bem considerado essencial, a troca deve ser imediata".
O cliente  pode se recusar a receber assistência técnica se for descumprido o prazo legal para conserto, de 30 dias.
Três meses após dar queixas sobre defeitos no seu fogão, a dona de casa Creuza Francis se recusou a receber o conserto da assistência técnica da GE. Menos de um ano depois de comprado, em dezembro de 2012, três das cinco bocas do fogão não funcionavam.
Queixa - No início de março deste ano, prestou queixa no Procon e marcou uma audiência de conciliação com a empresa.  No dia em que fazia a denúncia,  foi procurada pela assistência técnica para agendar a data do conserto. "O Procon me informou que com um mês eu já poderia ter prestado queixa e me orientou a não receber o conserto".
Ela aguarda a data do encontro  em que pretende pedir o dinheiro de volta.  "Eu não quero mais um fogão dessa marca, deu problema muito rápido e tem uma assistência técnica péssima", diz.
Dona Creuza conta que apesar de ter sido prontamente atendida no primeiro contato com a assistência técnica, enfrentou o envio de peças erradas para o conserto pelo fabricante e que passou quase dois meses esperando a nova encomenda chegar, sem receber justificativas para o atraso.  

Saiba exigir seus direitos junto à assistência tècnica:

Distância - Se não houver assistência técnica na sua cidade, entre em contato com o SAC do fabricante e informe-se sobre como proceder
Provas - Se o defeito for de fabricação e a assistência alegar que é causado por mau uso, cabe à empresa provar sua alegação e não ao cliente
Discordância - Em caso de conflito com o fornecedor tente resolver de forma amigável. Se não conseguir, preste queixa no Procon

Nenhum comentário:

Postar um comentário