MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 1 de março de 2013

Salas de aula são improvisadas em galpões em aldeia indígena, em MS


Cerca de 80 alunos da aldeia Jaguapiru enfrentam dificuldades para estudar.
Assunto foi mostrado em reportagem do Bom Dia MS desta sexta-feira (1º).

Do G1 MS

Cerca de 80 crianças indígenas da aldeia Jaguapiru, em Dourados, a 220 km de Campo Grande, enfrentam dificuldades para ter direito à educação. Desde o ano passado, não há mais salas disponíveis para estudantes no prédio da escola indígena Tengatui Marangatu. Elas passaram a estudar em galpões improvisados como sala de aula. O assunto foi mostrado em reportagem do Bom Dia MS desta sexta-feira (1º).
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Dourados, foram adotadas medidas para amenizar a situação dos estudantes, como a instalação de janelas e bebedouros. Com relação à abertura de novas salas, a secretaria informou que existem dois projetos cadastrados no Ministério da Educação que preveem a construção de um total de 24 salas nas aldeias indígenas do município.
Nos galpões, cedidos pela Fundação Nacional do Índio (Funai), eram armazenados equipamentos agrícolas e sementes. O local tem pouca ventilação, o que prejudica a concentração dos alunos. Seis turmas estão tendo aulas nos galpões improvisados desde o começo do ano passado. Além de passar calor durante as aulas, os alunos têm de andar cerca de 300 metros e atravessar uma estrada para lanchar na escola ou ir ao banheiro. A escola municipal tem cerca de 1 mil alunos, divididos em 33 turmas.
A comunidade da aldeia Jaguapiru pede a construção de mais uma escola na reserva. Atualmente, há 8 escolas nas reservas indígenas de Dourados e cerca de 5 mil alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário