MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de março de 2013

Secretário afirma que Campos, RJ, pode ter pior colheita da história


Problema nas lavouras de cana-de-açúcar é a pouca chuva no início do ano.
A produção este ano deve ter 360 mil toneladas a menos.

Do G1 Norte Fluminense

Quem estava esperando a chuva em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, não pode reclamar, já que só em março choveu 280 milímetros. O número é quase dez vezes mais que nos meses de janeiro e fevereiro. Mas essa chuva ainda não foi suficiente para salvar as lavouras de cana-de-açúcar, assoladas pela seca do início do ano. A consequência da falta de chuva do início do ano é que a cidade poderá ter a pior safra da história.
Onde hoje se vê gado e pastagem, há 30 anos o cenário era bem diferente. Segundo o agricultor Fernando de Sousa, antes era possível colher 40 mil toneladas de cana e hoje são apenas 4 mil. Das 16 usinas, não sobrou nenhuma. O baixo preço da cana desanimou os produtores de Guriri, na zona rural de Campos e os poucos que insistiram no negócio amargam ainda mais prejuízos por causa da seca que assolou a região nos últimos três meses.
O sucesso da lavoura de cana depende muito do bom volume de chuva nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Por isso, a chuva dos últimos dias apenas amenizou a situação de seca.
Atrasar a colheita pode ser uma solução para diminuir as perdas, segundo o meteorologista José Carlos Mendonça, que desenvolveu um levantamento sobre a seca em Campos nos últimos três anos. Segundo ele, na entressafra, quando acontece o plantio da cana, há vários períodos em que a chuva ficou abaixo do limite crítico.
O secretário de agricultura de Campos não tem dúvidas e afirma que a estiagem dos últimos meses vai provocar a pior safra da história. Apesar de ainda ter esperança de uma colheita produtiva. A colheita da cana, que começaria em maio, foi adiada para junho por causa da seca. A produção este ano deve ser 20% menor que a do ano passado, o que significa cerca de 360 mil toneladas a menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário