MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 7 de março de 2013

Sem-terra ocupam Ministério da Agricultura, em Brasília


Eles protestam contra o modelo de agronegócio em vigor no Brasil.
Ocupação teve início por volta das 6h desta quinta-feira (7).

Do G1 DF

Trabalhadores sem-terra ocupam na manhã desta quinta-feira (7) a recepção do prédio do Ministério da Agricultura, em Brasília. Os manifestantes chegaram por volta das 6h.
Entrada do Ministério da Agricultura, que foi ocupado por trabalhadadores sem-terra, na manhã desta quinta-feira (7) (Foto: Luciana Amaral/G1)Entrada do Ministério da Agricultura, que foi ocupado por trabalhadadores sem-terra, na manhã desta quinta-feira (7) (Foto: Luciana Amaral/G1)
Eles protestam contra o modelo de agronegócio em vigor no Brasil que, para o movimento, está baseado nas grandes propriedades, no uso indiscriminado de agrotóxicos, que gera problemas de saúde especialmente nas mulheres, e na monocultura de commodities para exportação, como cana-de-açúcar.
Sem-terra tocam e dançam durante ocupação no Ministério da Agricultura, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (7) (Foto: Luciana Amaral/G1)Sem-terra tocam e dançam durante ocupação no Ministério da Agricultura, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (7) (Foto: Luciana Amaral/G1)
Eles defendem uma produção com menos agrotóxicos e de mais alimentos, além da reforma agrária. A coordenação do movimento diz que o protesto é um ato político e vai incluir a entrega de um manifesto ao ministro Mendes Ribeiro.
"Não temos pauta específica, mas viemos denunciar nosso atual modelo de agronegócio, chamar atenção do governo e da população. Há bilhões de reais para a grande agricultura, mas não para os camponeses, que estão cada dia mais pobre. Segundo o IPEA, 30 mil camponeses vivem na extrema pobreza", fala a coordenadora Movimento Camponês Popular, Sandra Alves.
Manifestantes sem-terra sentados na recepção do Ministério da Agricultura, em Brasília (Foto: Luciana Amaral/G1)Manifestantes sem-terra sentados na recepção do Ministério da Agricultura, em Brasília (Foto: Luciana Amaral/G1)
A assessoria do ministério disse que a pasta desconhece o motivo da invasão porque não havia qualquer tipo de reivindicação encaminhada por parte dos manifestantes. Ainda conforme a assessoria, às 8h, integrantes do ministério estavam a caminho do prédio para conversar com líderes do movimento. No horário, todos os elevadores do ministério estavam desligados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário