MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 12 de março de 2013

Stand up paddle exige cuidados para ser praticado com segurança


Veja dicas para evitar acidentes no surfe com remo que é moda nas praias.
Jovem que praticava o esporte no litoral paulista está desaparecido.

Flávia Mantovani Do G1, em São Paulo

  •  
Stand up 1 (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)Colete salva-vidas é fundamental para crianças e para quem não tem muita intimidade com a água
(Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
Moda nas praias de todo o Brasil, o stand up paddle é conhecido por ser um esporte acessível, que não exige muito preparo físico e pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Mas, assim como qualquer outra prática realizada na água, a atividade – uma espécie de surfe com remo – exige cuidados.
Com a corda de segurança, se a pessoa cair ela pode voltar e se segurar na prancha, como se fosse uma boia"
Ivan Floater, presidente da Associação Brasileira de Stand Up Paddle
No último domingo (10), um turista desapareceu após cair da prancha enquanto praticada stand up paddle em São Vicente, no litoral de São Paulo. O jovem estava no mar junto com o companheiro próximo às pedras na Ilha Porchat, na Praia do Itararé, quando a correnteza começou a puxar e os dois perderam o controle da situação. Seu corpo ainda está sendo procurado.
Para Ivan Floater, presidente da Associação Brasileira de Stand Up Paddle (Absup), o stand up paddle é seguro, desde que seja praticado da forma correta. “O que acontece é que, com a facilidade de acesso ao esporte, a pessoa compra a prancha, quer praticar solo ou com alguém que não tenha muita habilidade e podem ocorrer fatalidades”, diz.
Para ele, é fundamental que os praticantes utilizem os equipamentos de segurança. Os básicos são a corda que une o pé do praticante à prancha (chamada de leash) e o colete salva-vidas. “Com a corda, se a pessoa cair na água, ela pode voltar e segurar na prancha, que boia”, diz.
Stand up paddle pode ser praticado por pessoas de todas as idades (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Jovens praticam stand up paddle
(Foto: Reprodução/TV Tribuna)
O esporte pode ser praticado tanto no mar quanto em lagoas, rios, represas e até piscinas. O importante é que a água tenha um mínimo de profundidade e espaço suficiente para remar.
Para os iniciantes, recomenda-se que procurem locais sem correnteza forte e com a superfície da água mais lisa. “Isso facilita o equilíbrio de quem está subindo pela primeira vez no stand up paddle”, afirma Floater.
Com esses cuidados, ele garante que o esporte pode ser praticado tanto por uma criança de seis anos quanto por um idoso de 85.
Vento e chuva
Vânia Stricker, uma das proprietárias da escola de stand up paddle Rema Forte, em Praia Grande (SP), lembra também que é preciso ficar atento às viradas de tempo. “Tem que tomar cuidado quando começa a soprar muito vento ou a vir pancadas de chuva”, diz.
Criada em novembro de 2012, a escola já tem 600 alunos cadastrados. O curso, segundo Vânia, ensina movimentos básicos como aprender a cair, levantar, fazer curva, remar contra o vento, passar da arrebentação, entre outras técnicas.
Ela acrescenta que o iniciante deve ficar longe das rochas. “O pessoal gosta de ir para perto das pedras porque é bonito, mas se vem uma onda mais forte, a pessoa pode acabar se machucando”, diz.
Segundo Ivan Floater, o stand up paddle pode melhorar a postura, o equilíbrio, o condicionamento físico e o fortalecimento muscular. Ele estima que haja 12 mil praticantes de no Brasil e que até o fim deste verão 30 mil pessoas terão o primeiro contato com a atividade.
A seguir, confira dicas para evitar riscos durante a prática do esporte.
1) Iniciantes devem procurar um local onde não haja correnteza forte e no qual a superfície da água esteja mais lisa. Quanto mais tranquila for a água, mais segura fica a prática.
2) Utilize o equipamento adequado. O tipo de prancha, remo e colete salva-vidas variam conforme o peso e altura do praticante.
3) Use sempre o leash (a corda de segurança que une o praticante à prancha).
4) Como em todo esporte aquático, é aconselhável saber nadar. Para garantir a segurança dos praticantes com menor afinidade com a água, é fundamental o uso de colete salva-vidas.
5) Procure orientação com um profissional capacitado. Com 15 minutos de aula teórica e contato com o equipamento, uma pessoa de habilidade média já consegue dar as primeiras remadas.
6) Informe-se sobre correntezas, ventos e características do local escolhido para pratica.
7)  Nunca pratique a atividade em dias de chuva com relâmpagos e trovoadas.
8)  Evite remar longe da costa sozinho.
9) Evite também remar entre banhistas. A prancha é um equipamento grande e, em uma colisão, pode machucar.
10) Nunca pratique o stand up paddle em rotas de embarcação e áreas onde se praticam esportes motorizados.
11) Reme com a postura correta para não lesionar a coluna.
12) Informe-se sobre as condições de vento, maré e correnteza e possíveis perigos no local escolhido para praticar.  Respeite os seus limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário