MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de março de 2013

Suposto tesouro de pirata inglês desperta a curiosidade de curitibanos


Pirata Zulmiro teria vivido em Curitiba entre 1820 e 1880.
Para o pesquisador, o pirata escondeu ouro em um túnel no Bosque Gutierrez.

Adriana Justi Do G1 PR

Um pirata inglês, conhecido como 'Zulmiro', viveu em Curitiba entre 1820 e 1880. É o que diz uma das lendas mais comentadas entre pesquisadores e moradores da capital paranaense. Segundo o pesquisador Marcos Juliano Ofenbock, ele teria deixado um tesouro escondido em um túnel construído por jesuítas, onde atualmente está instalado o Bosque Gutierrez, no bairro Vista Alegre.
"Tenho um relato de uma antiga sobrinha do João Carlos Gutierrez, que foi quem doou o terreno para a Prefeitura de Curitiba em 1989. Neste relato, ela diz que em 1937 foi realizada uma sessão espírita no local e que o espírito do pirata incorporou e começou a relatar sua história", conta.
O G1 publica até esta Sexta-Feira Santa (29), dia em que Curitiba completa 320 anos, uma série de reportagens sobre lendas urbanas. As histórias possuem várias versões e foram relembradas por pesquisadores.
Ofenbock explica que o pirata Zulmiro foi deserdado da marinha britânica após confiscar um navio espanhol com carga de ouro, e que, por isso, veio se esconder em Curitiba . Ele [o pirata] teria se instalado cerca de 60 anos depois da expulsão dos jesuítas do Brasil (1757). Ainda segundo o pesquisador, o túnel construído pelos seguidores de Jesus era usado na época como abrigo para pessoas com lepra, doença também conhecida com hanseníase. Em virtude disso, o local era conhecido como 'Lazaretto'.
Além disso, no túnel, os jesuítas teriam construído uma fortaleza subterrânea com quatro entradas que se conectavam em uma sala central que levava à várias saídas. E que nesses caminhos existiam galerias menores, com pequenas salas e compartimentos apropriados para esconder os tesouros.
Ofenbock acredita que o pirata Zulmiro, além de ficar com o ouro deixado pelos jesuítas, ainda escondeu o tesouro roubado. "Fotos tiradas em 1962 comprovam uma das entradas do túnel, onde atualmente está instalada a fonte de água do bosque". Segundo ele, a entrada foi lacrada pela Prefeitura de Curitiba na década de 70.
Fotos tiradas em 1960 mostram uma das saídas do tunel onde atualmente está instalado o Bosque Gutierrez, em Curitiba, segundo o pesquisador (Foto: Key Imaguire / Arquivo pessoal)Fotos tiradas em 1960 mostram uma das saídas do tunel onde atualmente está instalado o Bosque Gutierrez, em Curitiba, segundo o pesquisador (Foto: Key Imaguire / Arquivo pessoal)
O pesquisador conta que os jesuítas tinham forte ocupação no Paraná e que também tinham construído uma fortaleza em Paranaguá, no litoral do Paraná. "Quando eles foram expulsos do Brasil, houve uma perseguição muito grande porque eles queriam usar mão de obra indígena e eles tiveram que fugir às pressas. Houve um relato de que um carregamento com 12 mulas subiu o litoral com cerca de 1,5 tonelada de ouro em pó em em barras, mas que nunca foi encontrado", acredita Ofenbock.
Ele diz ainda que as paredes da fortaleza em Paranaguá também foram lacradas. "Aposto que todo esse ouro pode estar escondido nestas galerias secretas", afirma.
Ofenbock aponta que tanto o ouro do pirata Zulmiro quanto o dos jesuítas ainda estão escondidos em alguma parte do túnel do Bosque Gutierrez. Ele ressalta que o local tem grandes chances de ser explorado turisticamente e, que, se realmente conseguir encontrar o tesouro perdido, "será uma descoberta histórica para o Paraná".
O pesquisador destaca que o fantasma do pirata ainda vive no bosque Gutierrez. "Várias pessoas já me relataram que viram o vulto dele pelos corredores do bosque", ele diz ainda que o fato ocorre principalmente à noite.

2 comentários:

  1. Tentam encontrar com um detector de metais isso e uma boa ideia para encontrar o famoso tesouro Pirata Zulmiro

    ResponderExcluir
  2. Usem um detector de metais acho que da jeito :)

    ResponderExcluir