MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de março de 2013

Terço gigante do ES será iluminado por duas mil lâmpadas de LED


Terço tem mais de 21 metros de comprimento e 50 quilos.
O terço é tradicional na Festa de Nossa Senhora da Penha.

Eliana Gorriti Do G1 ES

Os preparativos para a Festa da Penha 2013 começaram cedo neste sábado (30), no Convento da Penha, em Vila Velha, Espírito Santo. Os fiéis trabalharam na confecção de um terço com mais de 21 metros de comprimento e 50 quilos. Ele foi instalado, com ajuda de voluntários e do Corpo de Bombeiros, entre duas palmeiras de aproximadamente 19 metros. Além disso, será iluminado com duas mil lâmpadas de LED, com luzes branco e azul. O terço é tradicional nas comemorações da Festa de Nossa Senhora da Penha.
O criador do terço e médico, Osmar Salles, é responsável por essa tradição e disse que todos anos são esperadas novidades na confecção do terço. “No início, dá medo, um certo desânimo, por que eu vou fazer, se devo fazer, mas quando vai se aproximando da festa, a expectativa aumenta e você vai tomando uma força, uma coragem, que a gente sente que não é própria, ela vem de fora. Os amigos cobram 'o que você vai fazer esse ano de novidade', ou seja, a força vem daí”, contou.
O aposentado, Raulino Admiral, é voluntário há cinco anos. Ele acredita que todo o trabalho é abençoado por Nossa Senhora. “No momento que nós estamos aqui, colaborando, contribuindo, a gente sente a parte espiritual que toca bastante, ela é bem profunda. E nós só temos a agradecer a Nossa Senhora”, disse.
Para o guardião do convento, Frei Valdecir Schwambach, rezar o terço é meditar a Bíblia. “Quando a pessoa reza o terço, ela está também meditando a Bíblia. Por isso que ele tem essa abrangência, desde pessoas com menos instrução às pessoas mais instruídas podem rezá-lo com tranquilidade”, afirmou.
A Festa de Nossa Senhora da Penha acontece entre os dias 31 de março e 8 de abril. O tema da festa em 2013 é “Com Maria dizer: Sim, eu creio”. De acordo com a igreja, a Festa da Penha é a maior manifestação de fé do Espírito Santo e o terceira maior festa mariana do país, ou seja, festa relacionada a Maria, mãe de Jesus.
Neste domingo de páscoa (31), começa o “oitavário”, os oito dias que antecedem o dia da padroeira do Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha. A missa do “oitavário” começa às 14h30. Ainda no domingo, a Romaria dos Cavaleiros sai de Cobilândia, às 8h30, e tem previsão de chegada às 11h na Praia de Vila Velha.
 O terço é tradicional nas comemorações da Festa de Nossa Senhora da Penha (Foto: Reprodução/TV Gazeta) O terço é tradicional nas comemorações da Festa de Nossa Senhora da Penha (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Um comentário: