MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de março de 2013

Tradição de malhar Judas no Sábado de Aleluia é mantida em AL


Há mais de 30 anos, a família da Dona Maria confecciona bonecos.
Crianças e adultos ajudam na montagem dos Judas.

Michelle Farias Do G1 AL
Crianças se divertem na malhação de Judas sob a vigilância dos mais velhos. (Foto: Michelle Farias/G1)Crianças se divertem na malhação de Judas sob a vigilância dos mais velhos. (Foto: Michelle Farias/G1)
O Sábado de Aleluia é o dia da malhação de Judas, tradição em todo país, trazida pelos espanhóis e portugueses para toda a América Latina. Com o passar dos anos, a tradição continua viva na periferia de Maceió. Mesmo após a morte do marido, há cinco anos, Dona Maria do Carmo contagia todos na Vila do Amparo, no bairro do Vergel, e mantém viva a tradição.
“Levamos mais de uma semana para fazer esse boneco. Ele é feito com espuma e gesso. Já as roupas, são doadas pela própria comunidade”, afirmou Dona Maria do Carmo.
Moradores quiseram dar ao Judas mesmo nome de universitário que atropelou ciclista na Av. Paulista. (Foto: Michelle Farias/G1)Moradores quiseram dar ao Judas mesmo nome de universitário que atropelou ciclista na Av. Paulista. (Foto: Michelle Farias/G1)
Nos relatos bíblicos, Judas Iscariotes, que integrava o grupo de apóstolos de Jesus, foi o responsável por entregar Cristo aos soldados que o levaram para ser crucificado. Judas indicou Jesus com um beijo no rosto. Pela traição, o apóstolo recebeu 30 moedas de ouro. A passagem bíblica marca um dos maiores casos de traição da história da humanidade e, por isso, faz os cristãos, anos após ano, reviverem a cena.
O estudante Leonardo Pereira, 13, vizinho de Dona do Carmo, todos os anos ajuda na confecção do boneco. Para garantir a semelhança com o Judas da época de Jesus, os moradores decidiram fazer a cabeça do boneco com gesso e pintá-la de preto para imitar o cabelo. “Esse ano o nosso Judas recebeu o nome de Alex Siwek, o rapaz que atropelou um ciclista e jogou o braço no rio”, afirma o estudante.
Vizinhos se ajudam na tarefa de preparar Judas para a malhação. (Foto: Michelle Farias/G1)Vizinhos se ajudam na tarefa de preparar Judas
para a malhação. (Foto: Michelle Farias/G1)
Já o estudante Bruno Lima, de apenas cinco anos, diz que está participando pela segunda vez da brincadeira. “O nosso Judas ficou bem parecido com aquele que traiu Jesus”, disse. “Ele vai levar umas pauladas por ter entregado Jesus para os soldados”, completou o garoto.

Um aposentado de 86 anos também participou da brincadeira. Seu Luiz Francis lembra dos tempos de menino e revela que a tradição foi passada de geração para geração na sua família. “Meus pais e avós passaram a tradição para mim. Era uma festa. Quem subia no poste e pegava o Judas primeiro ganhava até prêmio”, relembrou o aposentado.

O aposentado foi o primeiro a malhar o Judas na comunidade. “Só dei umas duas pauladas, fiquei com medo dos meninos, eles são bem mais dispostos que eu para a brincadeira”, conta.
Crianças e até um aposentado de 86 anos participaram da brincadeira. (Foto: Michelle Farias/G1)Crianças e até um aposentado de 86 anos participaram da brincadeira. (Foto: Michelle Farias/G1)
Sábado de Aleluia
Na tradição católica, os fiéis também celebram hoje o sábado de Aleluia. Nas missas, o clima triste, que ontem marcou a morte de Cristo, dá lugar às festividades que anunciam ressurreição de Jesus, que será comemorada pelos católicos amanhã, no domingo de Páscoa. Depois, os católicos se preparam para a festa de Pentecoste, data que marca os 50 dias após a Páscoa e os fieis católicos relembram a vinda dos Espírito Santo sobre a igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário