MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 17 de março de 2013

Trecho de praia do Recife fica mais acessível a pessoas com deficiência


Projeto "Praia sem barreiras" foi inaugurado neste domingo, em Boa Viagem.
Há cadeiras anfíbias, rampa para cadeira de rodas e cardápio em Braille.

Do G1 PE

Projeto Praia sem barreiras, na praia de Boa Viagem, no Recife (Foto: Katherine Coutinho / G1)Governador Eduardo Campos participa de partida de vôlei
sentado, no Recife (Foto: Katherine Coutinho / G1)
O domingo de sol na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, ganhou uma novidade neste domingo (17), com a inauguração do projeto de acessibilidade "Praia sem barreiras", parceria do governo do estado, prefeitura e Universidade Maurício de Nassau (Uninassau). A inauguração contou com um jogo de voleibol sentado, tendo entre os jogadores o governador Eduardo Campos e o prefeito do Recife, Geraldo Julio.
Através do projeto, os quiosques 26 e 27, na Avenida Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso, ganharam cardápios em Braille. No mesmo ponto da praia, uma pista de 30 metros foi instalada na areia para que as cadeiras de rodas possam deixar o calçadão e chegar mais perto do mar. "É muito importante [essa inciciativa], você está gerando cidadania, qualidade de vida para as pessoas com deficiência", acredita o prefeito.
O projeto ocupa uma área de 200 metros quadrados, que vai funcionar de quinta a domingo, das 8h ao meio-dia. Seis cadeiras anfíbias também ficam no local, à disposição dos visitantes, que contam com apoio de monitores. Além disso, o espaço conta ainda com piscinas para crianças, uma quadra de vôlei sentado e uma tenda de fisioterapia e enfermagem. "Esse é um projeto que já fizemos em Fernando de Noronha e pretendemos estender para outras belas praias do estado, como Porto de Galinhas. Vamos ficar um ano em estudo aqui, para ver a possibilidade de se tornar política pública", explica o governador Eduardo Campos.
Suely Guimarães, atleta paralímpica (Foto: Katherine Coutinho / G1)Para a atleta Suely Guimarães, projeto deveria ter
vindo há mais tempo (Foto: Katherine Coutinho/G1)
O semáforo da Avenida Boa Viagem localizado próximo à entrada da arena ganhou também um sinalizador sonoro. A funcionária pública e atleta paralímpica Suely Guimarães comemorou, porque, finalmente, vai conseguir ir à praia com mais facilidade. "Já era para ter há mais tempo. A única coisa que acho é que a esteira podia ir mais perto do mar, mas o que temos já ajuda muito", conta Suely, que foi uma das primeiras a usar as novas cadeiras anfíbias.
A pedagoga Arenilda Domingues, que mora no Pina, também ficou feliz com a iniciativa, embora reforce a crítica sobre a demora na implantação dos serviços. "A maior dificuldade era realmente vir do calçadão para a areia; com a pista facilita muito", opina Arenilda.
O atendimento ao visitantes e o auxílio na hora do banho de mar serão feitos por estudantes da Uninassau, dos cursos de fisioterapia, educação física, enfermagem e turismo, que passaram por uma capacitação teórica e prática. "É um trabalho voluntário. A cada dia, 21 estudantes estarão aqui. Um trabalho como esse enobrece o aluno", acredita o coordenador do espaço, Sérgio Murilo Filho.
  •  
Projeto Praia sem barreiras, na praia de Boa Viagem, no Recife (Foto: Katherine Coutinho / G1)Projeto Praia sem barreiras, na praia de Boa Viagem, conta com cadeiras anfíbias, quadra para vôlei sentado, cardápios em Braille e rampa para cadeiras de rodas (Foto: Katherine Coutinho / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário