MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de março de 2013

Vaqueiros do PI se reúnem e celebram o dia dedicado à profissão


Comemoração teve missa, procissão e muita oração pedindo chuva.
Há 65 anos, os vaqueiros participam da procissão em Altos, no Piauí.

Do Globo Rural

O Dia do Vaqueiro é o mais aguardado do ano por Felizardo Araújo. Na véspera, o vaqueiro nem dorme direito de tanta ansiedade. De manhã, acorda cedo, veste o gibão e monta no cavalo. Pronto para ir para o mato, ele segue rumo a cidade. “É um dia especial, é tradição, a gente gosta. Tem que preservar”.

Aos poucos, os animais vão tomando conta das ruas. O primeiro encontro acontece ao lado da igreja de São José. Vaqueiros de todo o Piauí se deslocam para Altos nesse período. Na cidade, o dia de homenagens começa com um grande café da manhã especial para eles.

O Dia de São José é 19 de março, mas a comemoração é antecipada em um dia dedicado ao vaqueiro, símbolo de luta no sertão, e que tem semelhanças com o santo.
A missa é um dos momentos mais emocionantes da festa. Ao lado do padre, os vaqueiros participam da celebração. No ofertório, cada veste do vaqueiro é apresentada e os aboios dão o tom das homenagens ao santo.

Quando o tempo está fechado, os vaqueiros acreditam que o período chuvoso vai se prolongar. Esse pedido é reforçado durante a procissão em homenagem a São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário