MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de março de 2013

Vigilância Sanitária de Aracaju dá dicas para comprar pescados


Procura aumenta durante a Semana Santa.
Condições de estabelecimentos devem ser observadas por consumidor.

Do G1 SE

Pescados são mais procurados na Semana Santa (Foto: Marina Fontenele/G1 )Pescados são mais procurados na Semana Santa (Foto: Marina Fontenele/G1 )
A Semana Santa costuma aumentar o movimento da procura por pescados, mas o consumidor deve ficar atento aos produtos escolhidos na hora da compra.

A Vigilância Sanitária de Aracaju elaborou uma lista com dicas para que o consumidor não leve para casa alimentos que possam prejudicar a saúde.

De acordo com o diretor de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual Saúde, Antônio de Pádua Pereira Pombo, além das características dos alimentos, as condições de higiene devem ser observados pelo consumidor. “Devem ser observadas as condições higiênicas do local que comercializa os alimentos, das pessoas que lá trabalham e do armazenamento para diminuir os riscos de contaminação e de infecções transmitidas pelos alimentos”, orientou.

Confira as dicas e fique atento:

Peixes: carne firme e resistente à pressão dos dedos; olhos brilhantes, guelras úmidas e vermelhas; barriga firme e desinchada; escamas brilhantes e aderentes ao corpo. [O pescado deve ser comercializado, preferencialmente, inteiro, para que, quando solicitado, seja limpo e filetado na presença do consumidor. Os filés ou postas deverão ser expostos à venda em balcão refrigerado].

Camarão: deve ser comercializado sem cabeça, com casca aderente ao corpo e carne firme sem estar pegajosa. Adquira camarão descascado, carne de caranguejo desfiada, sururu (mexilhão) sem conchas, somente quando estiverem congelados e conservados em freezer, rotulados com dados do fabricante, data de fabricação e validade do produto.

Caranguejo: deve ser comprado vivo.

Ostras e mariscos: devem apresentar a concha fechada e retenção de água limpa no seu interior.

Bacalhau: deve ser exposto a venda inteiro ou cortado em postas e armazenado em locais arejados e sem umidade. Não compre bacalhau que tenha manchas rosadas ou vermelhas, que atinjam o sal da superfície das peças. [ o cheiro desagradável e repugnante é o sinal mais fácil para se identificar alimentos impróprios para o consumo].

Chocolate: ele deve ser mantido em local fresco e arejado, os produtos com embalagens danificadas, amassadas, quebrados ou amolecidos não deve ser adquiridos, as datas de fabricação e validade devem ser  observadas.

Bombons artesanais: com procedência desconhecida e sem rotulagem podem conter substâncias nocivas à saúde ou serem preparados com condições higiênicas inadequadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário