MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 8 de março de 2013

Vítimas de abuso sexual reúnem 20 mil assinaturas para que cardeal mexicano não vá ao conclave



Arcebispo da Cidade do México, Noberto Rivera, que está no Vaticano, é acusado de acobertar casos de pedofilia


Vítimas de abuso sexual reúnem 20 mil assinaturas para que cardeal mexicano não vá ao conclave OSSERVATORE ROMANO/AFP
Noberto Rivera participa das reuniões preparatórias Foto: OSSERVATORE ROMANO / AFP
Vítimas de pedofilia recolheram mais de 20 mil assinaturas de apoio a uma carta que pede ao cardeal mexicano Noberto Rivera que se abstenha de participar do conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI, disse à AFP nesta quinta-feira um dos promotores da iniciativa.
As vítimas de abuso sexual, que acusam o hierarca da Igreja Católica no México de acobertar pedófilos, publicaram a carta no site Change.org, onde havia acumulado até a manhã desta quinta-feira um total de 20.120 assinaturas.
Rivera, que se encontra no Vaticano, também foi incluído na quarta-feira em uma lista negra de 12 cardeais acusados de proteger sacerdotes pedófilos e de fazer declarações públicas ofensivas, elaborada pela Rede de Sobreviventes dos Abusados por Sacerdotes (SNAP, em inglês), com sede nos Estados Unidos.
No México, os promotores apresentaram na terça-feira a carta diante da Nunciatura Apostólica mexicana com o apoio de 15.000 pessoas, mas a iniciativa segue coletando assinaturas.
_ Acreditamos que é preciso enfatizar que uma instituição religiosa e ética", como deve ser a Igreja Católica, não pode permitir que "pessoas envolvidas em processos legais (...) sejam chamadas a participar do conclave. Não podem votar" _ disse Alberto Athie, um ex-sacerdote comprometido com esta causa e um dos impulsionadores da carta.
Os autores da carta afirmam que Rivera acobertou vários religiosos pedófilos, como o falecido Marcial Maciel, fundador da congregação Legionários de Cristo e acusado de abusos sexuais contra menores, assim como de manter uma vida dupla com duas mulheres e vários filhos.
ZERO HORA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário