MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de abril de 2013

A americana Beezie Madden vence a Copa do Mundo Salto FEI Rolex na Suécia

Norte-americana Bezzie Madden com Simon conquistou o título de campeã da Copa do Mundo Salto FEI Rolex, na Scandinavium Arena, em Gotemburgo, Suécia, nesse domingo, 28/4. Beezie é a quinta mulher a garantir o título em 35 anos de competição. Demais vencedoras foram as norte-americanas Melanie Smith (1982), Leslie Burr Lenehan (1986) e Katharine Burdsall (1987) e a amazona nascida na California que defende a Alemanha Meredith Michaels-Beerbaum, tricampeã (2005, 2008 e 2009).
Na primeira passagem da decisão nenhum dos 23 finalistas terminou o percurso idealizado por Uliano Vezzani sem faltas e na segunda somente três não cometeram derrubes. Ambos empatados com o mesmo número de pontos perdidos na soma das três parciais, Bezzie Madden com Simon, vencedora da primeira prova, e o campeão olímpico Steve Guerdat com Nino des Buissonnets, vencedor da segunda prova, foram ao desempate.
Primeiro a largar, o atual campeão olímpico Steve com seu Nino des Buissonnets, vice-campeão da Copa do Mundo em 2012, partiu com tudo. Mas ao final do percurso cometeu duas faltas cruzando a linha de chegada em 33s33. Assim Beezie podia cometer até um derrube e ainda assim garantir o título. A norte-americana de 49 anos fez pista limpa, em 41s66, e em agradecimento beijou sua montaria Simon ainda na saída da pista.
Missão cumprida para Beezie Madden: campeã da 35ª edição da Copa do Mundo de Salto; foto: FEI – Kit Houghton
“Eu tentei zerar no menor tempo possível. Tenho um cavalo muito veloz e queria muito vencer. Ano passado também fui o primeiro no desempate, não fui rápido o suficente e não queria que acontecesse de novo. Talvez eu tenha arriscado demais. Eu poderia ter sido um pouco mais esperto no penúltimo obstáculo e ter posto um pouco mais de pressão na Beezie”, contou Steve, ainda um pouco decepcionado e choroso com segundo vice-campeonato consecutivo. Mais tarde em sua fanpage no facebook, o campeão olímpico, que perdeu o vôo, pediu desculpas aos fãs, agradeceu a toda a equipe, prometeu comemorar o vice-campeonato e melhorar da próxima vez.
Beezie também revelou seus sentimentos e estratégia. “Eu vi o desempate do Steve pela TV. Depois das duas faltas eu só me preocupei em conferir o tempo concedido. Fiquei muito aliviada, pois sabia que seria muito difícil batê-lo”, comentou a campeã. “Foi ótimo vencer no primeiro dia, mas eu fiquei muito chateada com a falta na 2ª parcial e hoje também quando cometi os derrubes. Mas foi um pouco como se as cartas estivessem a meu favor após a pista do Steve.
O francês Kevin Staut com Silvana HDC foi bronze com 10 pontos perdidos na competição. A amazona paulista que defende Portugal, Luciana Diniz com Lennox, que vinha liderança da competição, acabou cometendo 20 pontos nas duas passagens do GP Final e fechou na 9ª colocação.
Placar final
Campeã Beezie Madden / Simon – EUA 0/41s66
Vice Steve Guerdat / Nino des Buissonnets – SUI 8/30.33
3º Kevin Staut / Silvana HDC – FRA – 10

Resultado completo – clique aqui.
Fatos e feitos
23 concorrentes largaram no GP Final com dois percursos distintos
17 voltaram para a 12ª passagem e dois foram ao desempate contra o relógio
O course-desginer da Rolex FEI World Cup™ Jumping Final 2012/2013 Uliano Vezzani contou com os assistentes Peter Lundstrom, da Suécia, e Pier Francesco Bazzocchi, da Itália
O course-designer brasileiro Guilherme Jorge atuou como delegado técnico
Foram os 12 obstáculos e 15 esforços nas duas passagens
11 cavalos castrados, 8 garanhões e 4 éguas saltaram a Final
Os cavalos mais velhos, ambos com 15 anos, foram o sela sueco Lunatic, apresentando pelo sueco Jens Fredricson e o garanhão holsteiner Quintero la Silla, montaria do sueco Rolf Göran Bengtsson
O cavalo mais jovem foi o sela belga Ego van Orti, de 9 anos, montado por Edwina Tops-Alexander
Foram 6 as amazonas entre os 23 finalistas
Essa foi 13ª Final da Copa do Mundo na Scandinavium Arena em Gothenburg, onde em 1979 também aconteceu a primeira edição
O público foi o maior de todos os tempos com mais de 90 mil espectadores durante a semana
fonte: CBH

Nenhum comentário:

Postar um comentário