MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de maio de 2013

5ª Conferência Municipal das Cidades é realizada em Rio Branco


Comunidade e gestores discutem problemas e apresentam soluções.
Regularização fundiária e atualização de Plano Diretor são temas centrais.

Rayssa Natani Do G1 Acre
Conferência das Cidades (Foto: Rayssa Natani/G1)Evento teve participação popular e de gestores
(Foto: Rayssa Natani/G1)
Com a participação da população e de gestores públicos, a 5ª Conferência Municipal das Cidades foi realizada nesta quinta-feira (23) em Rio Branco. O evento promovido em todo o Brasil tem como principal objetivo  trazer a tona os problemas estruturais enfrentados pela comunidade e discutir soluções para contribuir com o desenvolvimento urbano.

De acordo com o secretário de habitação e presidente da comissão de organização da conferência no estado, Rostério Sousa, as propostas de melhorias apresentadas durantes as etapas municipal, estadual e nacional são encaminhadas para o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. "A partir daí será transformado em lei e essa lei será aplicada em todos os municípios do Brasil", destaca.
O secretário de desenvolvimento e gestão urbana, Luiz Rocha destaca a importância da participação popular na conferência. "A gente tem que fazer o caminho inverso, escutando quem está lá, sofrendo o problema.  Esse problema é trazido para a área técnica e a gente debate em conjunto uma solução e transforma em um projeto", diz.

Temas centrais
Ainda segundo Rocha, em Rio Branco, as principais pautas discutidas são saneamento, trânsito, transporte público, mobilidade urbana e regularização fundiária. O prefeito da cidade, Marcus Alexandre, destaca também a atualização do Plano Diretor e a necessidade de crescimento urbano como temas centrais de debate para o ano de 2013.
"Nosso Plano Diretor é de 2006 e precisa ser atualizado. Eu defendo na comissão de urbanismo que façamos a ampliação da área urbana para que a gente possa abrigar novos empreendimentos habitacionais, criar mais infra-estrutura, dar mais condição de mobilidade, melhor ocupação para uma parcela de utilização do solo que representa 92% da população", explica o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário