MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 5 de maio de 2013

Agricultores começam a preparar o plantio da safra de inverno no RS


Área com trigo deve crescer 10% em 2013.
Rio Grande do Sul e Paraná são os maiores produtores de trigo do país.

Do Globo Rural

O momento é de preparo para o plantio da safra de inverno nos campos gaúchos. Em muitas propriedades, as terras estão prontas para receber as sementes de aveia, centeio e cevada.
O agricultor Adriano Cantoni plantou 170 hectares de canola em Pontão, no norte do Rio Grande do Sul. “Nós estamos aumentando a área ano a ano. O investimento é maior com perspectiva de colher mais”, diz.
Mas o produto principal é o trigo. Área com a cultura deve crescer 10% em 2013, passando de um milhão de hectares plantados no estado.
Na propriedade do agricultor Mário Oberherr, em Cruz Alta, no noroeste do Rio Grande do Sul, o trigo deve ser plantado no fim do mês de maior. “O pessoal vinha mal do ano passado, de uma seca muito grande. Este ano, com uma safra boa de soja, quem tinha milho também colheu muito bem. Aí folga, paga dívida velha e sobra recurso bom para a nova”, diz.
Enquanto a terra é preparada para receber o trigo, dentro do galpão os produtores estocam os insumos que foram comprados e aguardam o início do plantio.
Esse é o caso do agricultor Evaldo Quaini. “Tem que eliminar o risco da falta de produto na hora do plantio. Como ele já está estocado em casa, eu estou tranquilo. No dia em que eu decidir começar o plantio, eu já estou com os insumos na mão”, diz.
O Rio Grande do Sul e o Paraná são os maiores produtores de trigo do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário