MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Alagoas participa com 23 espaços culturais da 11ª Semana dos Museus


Evento começou nesta segunda-feira (13) e vai até o dia 19 de maio.
No total, 23 espaços culturais alagoanos farão parte da comemoração.

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

Alagoas participa da 11ª Semana dos Museus em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, que é no dia 18 de maio. O evento, que começou nesta segunda-feira (13) e vai até o dia 19, envolverá 1.252 instituições de 535 municípios de todo Brasil. No total, 23 espaços culturais alagoanos farão parte do evento.
Com o objetivo de mobilizar os museus brasileiros com programações em torno do tema “Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social”. Em Alagoas, a Semana dos Museus contará com programação na capital e nas cidades de Arapiraca, Chã Preta, Coruripe, Delmiro Gouveia, Pilar, Piranhas, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares
O Museu do Comércio oferece uma aula sobre história e economia. A exposição sobre produção algodoeira no século XIX conta como surgiu, se desenvolveu e mostra qual foi a importância do algodão para o país e para Alagoas, à época. Além do texto e das fotos, a exposição traz ainda a 'roca de fiar', uma máquina usada para preparar o algodão. Técnica utilizada para fazer tecido no início do século XX.
O coordenador de ação cultural e social do Museu do Comércio, Benedito Ramos, mostra a importância do algodão para a época. “Famílias inteiras plantavam algodão. Houve uma época em que Alagoas apresentava um grande volume de exportação. Isso deve ser lembrado”, afirma.
Além da exposição, o Museu do Comércio lança o livro "Uma associação de algodoeiros" para lembrar a semana nacional dos museus. “A Associação Comercial já participa e é um grande estímulo para qualquer gestor de museu”, diz Benedito Ramos.
Já no Museu Floriano Peixoto, o clima é poético. Os últimos ajustes estão em andamento para dedicar o espaço ao escritor Ledo Ivo. Para homenagear o poeta, 15 poemas podem ser lidos nos painéis. A exposição traz ainda manuscritos do poeta alagoano. “De mais de 800 poemas, consegui selecionar 15. Mas não foi fácil, tive que lutar e muito para não colocar todos nas paredes” afirma José Márcio Passos, diretor do museu.
Para a sobrinha de Ledo Ivo, uma bela homenagem que demonstra reconhecimento. “Uma maneira de perpetuar todo o seu legado e deixar ele sempre vivo”, diz Laudicéia Euridice Ivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário