MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Animais soltos pelas ruas de São Luís são ameçadas à saúde pública


Problema se agravou desde que o Centro de Zoonozes foi fechado.
Até búfalos andam pelas avenidas de grande movimento da capital.

Do G1 M, com informações da TV Mirante

Em São Luís, a cena é comum: cães, gatos, cavalos e até búfalos vagando pelas ruas. Animais soltos representam um perigo à saúde da população e também risco de acidentes. O problema tem se agravado desde que o Centro de Controle de Zoonozes, responsável por recolher animais de pequeno porte das ruas, foi fechado.
E eles andam livremente nas feiras, nas ruas e vivem sem qualquer assistência. Muitos adoecem e não são tratados. A população de cães e gatos aumentou consideravelmente em São Luís, nos últimos anos. E não há controle.
São problemas estruturais. Os cães e gatos que vivem nas ruas não são recolhidos há meses. Enquanto isso a população tem que conviver com a ameaça de doenças transmitidas por eles. Até búfalos andam pelas avenidas de grande movimento. Em casos assim e quando há denúncias a equipe da Blitz Urbana entra em ação. A média é de 23 animais de grande porte recolhidos por mês em São Luís.
“A gente faz a captura se os animais estiverem soltos. Quando eles são criados nas ruas, a gente notifica o proprietário, que tem direito de nos requerer um prazo para que sejam retirados. Se isso não ocorrer, eles são multados pela nossa equipe”, explicou Danilo Cutrim, coordenador de Apreensão Animal da Blitz Urbana.
Em nota, a Prefeitura de São Luís informou que o processo de reforma e adequação do Centro de Controle de Zoonozes está em licitação e que assim que forem autorizadas, as obras serão iniciadas e o centro voltará a funcionar com as suas atividades normais.
A prefeitura ressaltou que, mesmo com o centro fechado, já foi realizada, este ano, uma campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário