MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Bento XVI voltará a viver em definitivo no Vaticano na quinta-feira


Bento XVI, de 86 anos, seguirá para o convento Matter Ecclesiae.
Convento passou por ampla reforma antes de receber o Papa emérito.

Da Agência Efe

O Papa emérito Bento XVI deixará a residência apostólica de Castel Gandolfo, a cerca de 30 quilômetros de Roma, e se dirigirá nesta quinta-feira (2) à Cidade do Vaticano, onde passará a viver em definitivo.
Papa emérito Bento XVI (esq) em encontro com o Papa Francisco, em 23 de março (Foto: Osservatore Romano/AP)Papa emérito Bento XVI (esq) em encontro com o Papa Francisco, em 23 de março (Foto: Osservatore Romano/AP)
Bento XVI, de 86 anos, chegará ao Vaticano em helicóptero por volta das 11h30 (de Brasília) e seguirá diretamente a sua nova residência, o convento Matter Ecclesiae, que, por sinal, não fica muito distante do convento de Santa Marta, onde vive o Papa Francisco.
Bento XVI passará a viver em definitivo no convento, que passou por uma ampla reforma antes de receber o papa emérito, junto ao monsenhor George Gänswein e as quatro laicas consagradas da comunidade 'Memores Domini' que lhe prestam cuidados.
No mosteiro, situado nos jardins do Vaticano, há um quarto de hóspede à disposição do irmão de Joseph Ratzinger, George. Aos de 89 anos, o também sacerdote, que vive na Alemanha, visita com frequência Bento XVI.
O mosteiro Mater Eccesiae, que terá seu primeiro andar ocupado por Bento XVI, estava vazio desde o início do ano, quando as freiras de clausura que viviam deixaram o local. Antes de ser ocupado pelo papa emérito, o convento passou por uma ampla reforma, principalmente para solucionar os problemas de infiltração.
Por conta da proximidade das duas residências, Bento XVI e Francisco devem manter frequentes encontros nos jardins vaticanos para trocar opiniões. A boa relação existente entre ambos os religiosos já foi comprovada no último dia 23 de março, quando Jorge Bergoglio viajou para Castel Gandolfo para almoçar com seu antecessor.
Segundo fontes vaticanas, tanto Francisco como Bento XVI gostam de rezar na réplica da gruta de Lourdes erguida nos jardins vaticanos e, por isso, não seria estranho que mantivessem "frequentes e discretos contatos".
"Bento XVI está bem de saúde e não tem nenhum problema específico, apenas os atribuídos à idade, precisou o porta-voz vaticano", Federico Lombardi.
Quando recebeu a visita do papa Francisco no último mês de março em Castel Gandolfo, o papa emérito usava uma bengala e se movimentava com certa dificuldade, além de apresentar a voz mais frágil e aparentar estar mais magro que antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário