MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Bilhete Único pode ser usado para empréstimo de bicicletas em SP


Cobrança será feita no cartão de crédito do usuário, após cadastro.
Regras de utilização e devolução das bicicletas não sofrerão alterações.

Do G1 São Paulo

Estação Cinemateca, em São Paulo, já está disponível para o empréstimo de bicicletas (Foto: Nathália Duarte/G1)Estação Cinemateca, em São Paulo, disponibiliza
empréstimo de bicicletas (Foto: Nathália Duarte/G1)
Usuários do transporte público de São Paulo que possuem cartão de crédito poderão, a partir desta segunda-feira (6), utilizar o Bilhete Único para o empréstimo de bicicletas na cidade. De acordo com a SPTrans, o cartão que é usado em ônibus e estações do Metrô servirá também para o desbloqueio das bicicletas, depois do cadastro do usuário no site do Bike Sampa. O pagamento, porém, segue sendo feito por meio de cartão de crédito e não haverá cobrança pelo próprio Bilhete Único.
As regras para a utilização das bicicletas com o Bilhete Único são as mesmas que já valem atualmente no Bike Sampa. O veículo pode ser usado gratuitamente por 30 minutos e deve ser devolvido em qualquer estação do projeto, ainda que esta não possua um validador do cartão. Apesar da gratuidade, o sistema faz um bloqueio de R$ 10 no cartão de crédito fornecido, que funciona como caução. Após o período de 30 minutos, o usuário será cobrado em R$ 5 a cada meia hora. Caso a pessoa não utilize o veículo por mais de 30 minutos, o valor não será descontado. Se o usuário decidir finalizar o cadastro no sistema, o valor não será debitado e o crédito, desbloqueado.
Para pegar uma bicicleta emprestada, basta que o usuário atualize seu cadastro no site do projeto, incluindo o número do Bilhete Único. A iniciativa é uma parceria entre a SPTrans, o Itaú Unibanco e o Projeto Bike Sampa. É necessário possuir cartão de crédito.
A implantação de leitores dos cartões de transporte da SPTrans ocorre inicialmente em três estações: Parque Trianon, Shopping Eldorado e Shopping Metrô Santa Cruz. A partir de junho, outras cem estações começarão a ser instaladas na cidade, nos bairros Bela Vista, Consolação, Sé, República, Santa Cecília, Higienópolis, Pinheiros, Vila Madalena, Bom Retiro, Luz, Brás e Mooca.
Bike Sampa
O Bike Sampa foi inaugurado em maio de 2012 e já soma 220 mil viagens, além de mais de 140 mil cadastros. Já estão em funcionamento 100 estações, com 1 mil bikes à disposição dos usuários do projeto. A partir de junho, mais 100 estações começam a ser instaladas na cidade, todas com leitor do bilhete único. Ao todo, mais 1 mil bikes serão disponibilizadas em 200 estações até o fim deste ano. Até 2014, o Bike Sampa pretende atingir um total 3 mil bicicletas em 300 estações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário