MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de maio de 2013

Com 11 anos, jovem escritora acreana quer apoio para publicar obra


Sara Costa é a mais nova autora literária do país.
Livro produzido foi finalizado quando ela tinha apenas nove anos.

Duaine Rodrigues Do G1 AC

Sara Costa (Foto: Duaine Rodrigues/G1)Sara Costa escreveu primeiro livro com apenas
nove anos de idade(Foto: Duaine Rodrigues/G1)
Com apenas 11 anos, mas com um desprendimento e articulação de pessoa bem mais experiente, a pequena acreana Sara Costa Morais está buscando dar mais um passo para concretizar seu sonho de ver a obra literária 'Eu no mundo dos Livros', produzida por suas mãos, publicada.
Sara é a escritora mais jovem do país, segundo pesquisas feitas por ela e sua mãe, Silvania Silva, bióloga e maior incentivadora da escritora mirim. O livro em questão começou a ser escrito e foi finalizado quando ela ainda tinha apenas nove anos.
"Pesquisamos e descobrimos que Gabih Diel, de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, era até então a escritora mais jovem do país. Com 13 anos havia elaborado três livros e hoje, com 19 anos, ainda não publicou nenhum por falta de incentivo", diz Silvania Silva.
A mãe relata que ficou surpresa quando viu o conteúdo do livro de Sara finalizado, pois não esperava que o resultado fosse tão consistente e atraente.
"Estava fazendo o meu livro e ela disse que iria fazer o dela, mas eu não sabia que estava construindo histórias próprias a partir de pontos específicos dos contos de fadas. Depois de alguns meses, quando olhei, comecei a ler, querer mais e chegar ao final", conta Silvania, que é formada em biologia e tem dedicado seu tempo também à produções literárias.
O livro escrito por Sara já atraiu a atenção de uma editora. De acordo com Silvania, há certa ansiedade por parte da empresa, que até enviou uma proposta para garantir a publicação da obra.
"Acho interessante. Com a Gabih aconteceu assim: ela era a mais jovem escritora do Brasil, mas não teve o apoio do seu estado, de empresários ou até do próprio governo. Seria muito interessante que a gente não deixasse isso acontecer com a mais nova escritora do Brasil hoje, que é a Sara", destaca a mãe da escritora.
Livro Sara (Foto: Duaine Rodrigues/G1)Um dos trechos da obra 'Eu no Mundo dos Livros'. Imagens e outros detalhes deverão ser adequados em respeito aos direitos autorais (Foto: Duaine Rodrigues/G1)
Silvania conta que em 70 dias, a partir do momento que o contrato com a editora for fechado,  o boneco do livro deve estar pronto. Mas para isso será necessário apoio para garantir a publicação.
"Esse livro não vai ser limitado apenas as livrarias, pois pretendemos enviar para as secretarias de Educação, para as escolas porque tem um cunho didático pedagógico muito forte. O mais interessante é que ele também vai servir como livro paradidático, onde as crianças vão poder treinar para serem escritoras. No final dele, cada criança vai ter a opção de definir uma situação relacionada a um trecho de um conto de fadas usando a criatividade. E também um projeto, que já enviei para a editora, que é justamente as escolas estimularem a formação de novos escritores. Esperamos que possamos ter o apoio necessário para conseguirmos fechar o acordo com a editora", relata.
Sara e mãe escritora (Foto: Duaine Rodrigues/G1)A jovem escritora tem como principal orientadora sua
mãe, Silvania Silva (Foto: Duaine Rodrigues/G1)
História reais dentro de contos de fadas
Sara Costa afirma que a personagem da obra 'Eu no mundo dos Livros' foi inspirada nela mesma e em situações que viveu ou observou durante o dia a dia.
"É sobre uma garota que sofre um tipo de bullying, é meio excluída, um pouco tímida e busca refúgios nos seus livros. Ela teve a oportunidade de fazer um pedido no seu aniversário, de passar pelas mais diversas histórias, e acaba modificando um pouco, acha tudo muito interessante. São maravilhosas as aventuras que ela vive. Algumas histórias são contos reais que utilizei, que modifiquei um pouco. Para a criação da personagem baseei em mim mesmo, talvez por isso o nome dela também seja Sara", detalha.
Ela enfatiza que nunca sofreu bullying, mas diz que sempre foi muito tímida e com dificuldade de se expressar com pessoas desconhecidas. "Na realidade o livro trata de uma recontagem dos contos de fadas da maneira como a Sara via. Ela leu todos os contos e decidiu entrar neles para recontar como se interferisse sutilmente nas histórias", complementa a sua mãe.
A jovem escritora, que está no 6º do ensino fundamental, garante que vai continuar produzindo obras literárias e já possui ideias para o próximo livro, até o momento denominado 'Mundo sem pessoas'.
"É a história de um homem arrogante e meio isolado, que não gosta de pessoas. Um dia ele fica com tanta raiva que vai para um mundo onde as pessoas não existem, somente ele. Tem uma lição no final que mostra que para se viver em um mundo certo, correto, precisamos de pessoas que nos auxiliam todos os dias", relata.
Ela aproveita a oportunidade para deixar um recado para os jovens de sua faixa etária que atualmente têm pouco contato com a literatura. "Que as crianças sempre corram atrás de seus sonhos como fiz que vão chegar em lugares maravilhosos e ter recompensas ótimas. E quando chegarem aonde desejam que não deixem de incentivar os outros a conseguirem também. Ler é muito bom para todos", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário